Rolim de Moura,

Capitania proíbe navegação noturna no Madeira após rio atingir 3,75 metros em Porto Velho
Medidas são necessárias para garantir a segurança do transporte fluvial, diz comandante. Na segunda-feira (9), uma balsa virou no Madeira após bater em um pedral.

Por G1 RO
Publicado 10/08/2021
A A

A Capital Fluvial decidiu proibir a navegação noturna no rio Madeira, a partir desta terça-feira (10), devido a uma baixa no nível da água, que chegou a 3,75 metros na segunda-feira (9).

O comandante da capitania dos portos, Marcelo de Souza Barbosa, explicou que as medidas são necessárias para garantir a segurança do transporte fluvial de passageiros e mercadorias, principalmente nos trechos mais complicados já mapeados.

"Visando a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica é que a Capitania vem fazendo acompanhamento da régua do rio Madeira. Assim, no dia de ontem, por bater essa marca de 3,75 metros, aplicamos essas restrições às embarcações", disse.

A partir de agora, embarcações com calado (igual ou superior a 2,20 metros de altura) não podem navegar no rio Madeira durante a noite.

"A restrição de urna nós temos separado ela por vários trechos, então o navegante tem que conferir a portaria, pois ela dá [nesses trechos críticos] várias determinações", afirma.

O Capitão de Fragata afirma que existem 24 pontos críticos de navegação no Madeira nesta época do ano, incluindo banco de areias e pedras.

Acidente com balsa

Na segunda-feira, uma balsa virou no rio Madeira após supostamente bater em um pedral na altura do distrito de Calama.

A embarcação transportava alimentos, como óleo e açúcar, e a carga precisou ser doada aos moradores ribeirinhos porque começou a cair no Madeira.

Seca histórica

Na semana passada, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou que a seca do rio Madeira em 2021 pode ser uma das piores, caso ocorra um atraso no início da estação chuvosa além de outubro.

A expectativa era que o nível do rio ficasse abaixo de 4 metros só no fim de agosto. Até outubro, devido ao período de estiagem, o nível do rio deve atingir os 2,58 metros.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO