Rolim de Moura,

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 26% em junho de 2021 em Rondônia, diz IBGE
Rondônia foi o terceiro estado que mais cresceu em volume de vendas nesse setor.

Por G1 RO
Publicado 13/08/2021
Atualizado 13/08/2021
A A

Rondônia registrou aumento de 26% no volume de vendas do comércio varejista em junho deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados na quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado inclui veículos, peças e materiais de construção, por exemplo. A pesquisa mostra predomínio de resultados positivos em 25 das 27 Unidades da Federação, sendo as maiores variações registradas em dois estados da região Nordeste e um da região Norte:

  • Piauí (33,6%),
  • Pernambuco (29,6%) e
  • Rondônia (26,0%).

Os números negativos são para dois estados:

  • Tocantins (-2,6%) e
  • Amazonas (-1,0%).

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Marco Cesar Kobayashi, a partir do cenário observado já se pode falar em reaquecimento do comércio no estado.

"Não acabou a pandemia ainda, mas conversando com as pessoas que trabalham no varejo a expectativa é de uma retomada mais rápida a partir de agora", disse.

Essa retomada, segundo Marco, também pode ser vista com o início do crescimento de novos postos de trabalho.

No mês de junho foram criados 2.791 novos postos de trabalho em Rondônia, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número é 117% maior que o registrado no mês anterior, que foi de 1.284.

"O ano passado foi de muitas incertezas, mas agora com a vacina [contra Covid-19] avançando e os comerciantes se reinventando, usando as redes sociais e a internet para avançar nas suas vendas a expectativa é de melhoras", disse o presidente da Facer.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO