Rolim de Moura,

Termos de Ajuste celebrados entre Estado, ALE e instituições do Sistema de Justiça e de Controle fortalecem assistência jurídica gratuita em Rondônia

Por MP/RO
Publicado 17/08/2021
Atualizado 17/08/2021
A A

Instituições que integram o Sistema de Justiça, de Controle, Poderes Executivo e Legislativo assinaram, nesta terça-feira (17/08), Termos de Ajuste de Gestão (TAG), que visam ao fortalecimento da oferta de assistência jurídica gratuita no Estado.

Assinaram o documento, em solenidade no Palácio do Governo, Ministério Público do Estado de Rondônia; Governo do Estado; Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia; Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; Ministério Público de Contas e Defensoria Pública Estadual.

Os Termos de Ajuste têm como objetivo ampliar e promover aperfeiçoamentos em procedimentos referentes à assistência judiciária gratuita em Rondônia, incluindo a contratação de mais defensores públicos e o planejamento e aprimoramento do controle dos gastos com honorários para peritos, tradutores, intérpretes e órgãos técnicos ou científicos nomeados pelo Poder Judiciário.

Presente à cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, falou da importância dos atos celebrados para o pleno atendimento do direito ao acesso à Justiça, previsto na Constituição Federal. “É uma união de esforços em prol de toda sociedade e, sobretudo, em favor daqueles que mais precisam”, disse.

Ao elogiar a iniciativa, o Governador Marcos Rocha destacou a colaboração das instituições com o Estado de Rondônia, cuja atuação, segundo ele, tem promovido melhorias que impactam diretamente na vida da população. “Contem sempre comigo para fazer o melhor para população do Estado”, afirmou.

O primeiro Termo de Ajuste leva em consideração, entre outros aspectos, as despesas suportadas pelo Estado no pagamento de honorários a advogados dativos, devido à insuficiência de defensores públicos em quantidade adequada para atender a demanda em favor de pessoas beneficiárias da Justiça gratuita.

Para a redução desse tipo de despesa pública, o termo assinado prevê, primordialmente, a destinação de recursos à Defensoria Pública de Rondônia, a fim de permitir ao órgão efetivar as medidas administrativas necessárias visando à contratação, ainda no atual exercício, de 16 novos defensores públicos substitutos.

São ainda determinadas medidas para otimizar o atendimento de demandas nos atos judiciais em que se faça necessária a presença de defesa técnica com a quantidade de defensores disponível, assim como, no âmbito da transparência e informação, a viabilização de solução tecnológica, a fim de disponibilizar para consulta pública relatórios que indiquem o defensor público responsável pela realização dos atos de cada órgão judicial a cada período – e inclusive designações para atos específicos.

Peritos - Já o segundo TAG tem como foco o aperfeiçoamento e a implementação de rotinas adequadas de controle, visando garantir o efetivo planejamento das despesas realizadas pelo Executivo com o pagamento de honorários a peritos, tradutores, intérpretes e órgãos técnicos ou científicos nomeados pelo Judiciário em processos de natureza cível e criminal no âmbito da 1ª e 2ª Instâncias da Justiça do Estado, em que a parte for beneficiária de gratuidade da Justiça, promovendo maior eficiência desses gastos públicos.

Entre as medidas elencadas estão a formalização de convênio entre o Poder Judiciário e o Governo do Estado para viabilizar o pagamento de despesas de honorários aos mencionados profissionais e órgãos técnicos ou científicos nomeados pela Justiça, fazendo constar as responsabilidades de cada ente.

Outras providências - Os TAGs celebrados têm prazo de validade de seis anos e dispõem ainda de outras obrigações e providências aos entes signatários, como assegurar a máxima brevidade na aprovação de possíveis legislações a fim de amparar as medidas administrativas a serem efetivadas em face dos termos.

Também a promoção de campanhas no âmbito de cada instituição, esclarecendo sobre o teor e a execução das medidas previstas no termo.

Assinam os TAGs, o Governador Marcos Rocha, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; os Desembargadores Valdeci Castellar Citton  e Ênio Salvador Vaz (Corregedor-geral do TJ-RO e Juiz Auxiliar da Corregedoria, respectivamente); o Presidente da ALE, deputado estadual Alex Redano;  os conselheiros do TCE, Paulo Curi Neto (Presidente) e Edilson de Sousa Silva (Relator); o Procurador-geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros; e, ainda, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO