Rolim de Moura,

Comunidade do IFRO poderá emitir Certificados Digitais Pessoais

Por IFRO
Publicado 27/08/2021
Atualizado 27/08/2021
A A

A partir de segunda-feira (30/8), alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) poderão emitir seus Certificados Digitais Pessoais pela Infraestutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu).

Segundo a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI/IFRO), a ICPEdu é o serviço de certificação digital oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

Conforme o site do ICPEdu, o Certificado Pessoal é a identidade virtual gratuita, emitida on-line e que pode ser usada para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

O Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRO, Erlan Fonseca de Souza, explica que “a DGTI, por meio de seu constante empenho em promover a Transformação Digital no IFRO, prontamente aderiu ao serviço oferecido pela RNP e providenciou os ajustes nos sistemas institucionais a fim de habilitar mais esse recurso tecnológico para toda a comunidade do IFRO”.

Ele salienta ainda que a entrega foi possível mediante os esforços empregados pela DGTI com foco na Unificação dos Sistemas Institucionais, concentrando todos os sistemas de informação do IFRO em uma única plataforma, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).  

Certificado

Para emitir a certificação digital ICPEdu é necessário ser servidor ou estudante com vínculo ativo com o Instituto Federal de Rondônia, confirmando suas credenciais institucionais, as mesmas para acesso ao Suap e ao AVA.

Os certificados gerados têm validade de um ano. Podem ser gerados e revogados quando necessário pelo próprio usuário através do site do serviço https://pessoal.icpedu.rnp.br/.

“O procedimento dura menos de um minuto. As orientações sobre como realizar a emissão de certificados e assinar documentos utilizando o Certificado Digital Pessoal estão disponíveis na Wiki do IFRO, através do link: https://wiki.ifro.edu.br/wiki/sistema/10”, explica Erlan.

RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conecta os 27 estados brasileiros e está em funcionamento há mais de 25 anos. Seu projeto foi proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 1989 com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Criada para difundir a internet em rede para capacitar recursos humanos, hoje, são pelo menos 800 instituições de ensino superior conectadas em redes acadêmicas, mais de 4 milhões de usuários, 50 redes comunitárias, mais de 100 GB de velocidade de conexão disponível aos membros da CAFe.

São diversos os serviços ofertados para ofertados para alunos e professores (eduroam, conferênciaweb, FileSender@RNP, acesso aos periódicos Capes, Certificado Pessoal da ICPEdu), gestores de TI (Federação CAFe, sala virtual de videoconferência, video@RNP, Certificado Corporativo da ICPEdu, armazenamento nas nuvens, gerenciamento de máquinas virtuais por meio do Computer@RNP, Internet Data Center (IDC)). E a RNP ainda oferta diversos serviços para experimentos avançados.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: IFRO