Rolim de Moura,

No Dia do Biólogo, Governo de Rondônia destaca atuação destes profissionais em ações de preservação do meio ambiente
Sedam destaca o trabalho dos biólogos na esfera pública na conservação e desenvolvimento sustentável do meio ambiente

Publicado 03/09/2021
Atualizado 03/09/2021
A A

O dia três de setembro é comemorado o Dia Nacional do Biólogo. Data que coincide com a lei 6684, do ano de 1979 que regulamenta a profissão e também homenageia aqueles que se dedicam na proteção de seres vivos e do meio ambiente. Nesta data, o Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), destaca a importância desse profissional na preservação e manutenção da fauna e da flora de diferentes regiões do Estado.

Os biólogos são profissionais com formação ampla para atuar em diversos campos que envolvem a vida, e principalmente garantir o cumprimento e o respeito à legislação ambiental, além da busca por minimizar possíveis impactos sobre o meio ambiente. Na Sedam o profissional de Biologia pode desempenhar várias funções, como: analistas de processos de outorga de uso da água, licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural,  assessoramento a integrantes do gabinete da Secretaria e coordenadores, além de atuar como fiscal e analista em coordenadorias de proteção ambiental e recursos hídricos.

Kátia Regina Casula é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em gerenciamento municipal de recursos hídricos e mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Trabalha na fiscalização e educação ambiental na Sedam e se orgulha da profissão e pelo trabalho prestado à Secretaria.

“Eu sempre estou buscando inovar, fazer projetos e atividades que levem conhecimento as pessoas quanto aos seus direitos e deveres em relação ao meio ambiente. Gosto muito da área de recuperação de áreas degradadas e resíduos sólidos. Então sempre estou buscando fazer atividades que contribuam para isso” revela a biológa.

A presença destes profissionais na esfera ambiental contribui, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas que apresentam ações para a melhoria de qualidade de vidas para hoje e futuras gerações.

Para a servidora Francislainy Pereira de Azevedo, o biólogo é um dos profissionais de maior relevância na secretaria, tendo em vista sua a enorme área de atuação, experiência de campo, laboratorial, olhar crítico e pesquisador. “A atuação aqui no interior envolve vistorias técnicas, nos mais variados tipos de empreendimentos, apoio em fiscalizações e educação ambiental, tendo uma visão distinta sobre as interações da vida em todas as suas formas e complexidades, com respeito e valorização das práticas voltadas a conservação e diversidade biológica, além do compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população” destaca a bióloga.

Nos municípios, a presença desse profissional é constante para realizar atividades de vistorias técnicas, no apoio a operações de fiscalização e monitoramento , no combate aos crimes ambientais, na educação ambiental, dentre outras ações.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram