Rolim de Moura,

Rondônia não registra casos ou suspeitas da doença da urina preta, diz Sesau
Doença é causada por uma toxina presente na carne de peixes acondicionados de maneira inadequada. Secretário de Saúde explicou que não há porque se desesperar.

Por G1 RO
Publicado 23/09/2021
A A

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, negou qualquer registro de caso ou suspeita da Síndrome de Haff em Rondônia. A doença, que é conhecida popularmente como "doença da urina preta", é causada por uma toxina presente na carne de peixes acondicionados de maneira inadequada.

A informação foi divulgada em um vídeo nas redes sociais na quarta-feira (22).

Apesar da doença ter acometido moradores de vários estados, inclusive da região Norte, como Pará e Amazonas, o secretário explicou que não há porque ter desespero.

"Nós não temos nenhum caso da doença da urina preta no estado de Rondônia. Temos no Amazonas e Pará, mas não temos nenhum caso confirmado e nem suspeita em Rondônia. Estamos monitorando isso o tempo inteiro através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa). Estamos em alerta, mas a priori não temos porquê nos desesperar", explicou.

O que é a Síndrome de Haff?

De acordo com infectologistas, a Síndrome de Haff é causada pela ingestão de peixes e crustáceos contaminados por uma toxina capaz de causar necrose muscular, ou seja, a degradação dos músculos. Mas não é todo tipo de peixe, os pescados mais comuns a apresentar a toxina são: arabaiana e badejo (peixes de água salgada) e o tambaqui.

Ao site, o médico infectologista Tiago Lôbo explicou que a principal teoria do que causa a síndrome, é a de que os peixes ingerem algas contaminadas e com isso, a toxina fica armazenada na carne do animal.

Conforme o Ministério da Saúde, acredita-se que a toxina, sem cheiro e sem sabor, surge quando o peixe não é guardado e acondicionado de maneira adequada, e após ser consumido pelo ser humano, os sintomas aparecem.

Por que o nome "doença da urina preta"?

Um dos sintomas Síndrome de Haff é a urina escurecida, o que faz a patologia ser conhecida como "doença da urina preta". Esse sintoma acontece após a liberação de uma proteína chamada miogobina, substância tóxica para os rins, que ocorre quando acontece a necrose muscular.

Os demais sintomas da síndrome acabam sendo decorrentes da necrose muscular. São eles:

  • Dores musculares
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Febre
  • Vermelhidão na pele
  • Falta de ar
  • Dormência no corpo
  • Insuficiência renal

Segundo Tiago Lôbo, o aparecimento dos sintomas pode ocorrer entre quatro e seis horas após a ingestão de peixe, mas há casos de pacientes com sintomas após dois ou até três dias do consumo.

Tratamento

A doença não possui tratamento específico. Na ocorrência de casos suspeitos, recomenda-se buscar atendimento imediato, exame para dosagem de creatinofosfoquinase (CPK) ou TGO para observação do aumento das enzimas musculares.

Além disso, é necessário observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiólise, pois neste caso, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 ou 72 horas. Não é indicado o uso de antiinflamatórios.

Medidas de controle

  • Evitar comer pescados crus;
  • Não consumir pescados ou crustáceos cuja origem, transporte ou armazenamento sejam desconhecidos. O ideal é comprar esses produtos em locais cuja a procedência ofereça segurança;
  • Recomenda-se exame para dosagem de creatinofosfoquinase (CPK) e TGO para observação da alteração dos valores normais nos exames (em casos de suspeita);
  • Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiólise, pois, nestes casos, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 ou 72 horas;
  • Não é indicado uso de anti-inflamatórios;
  • Orientar a população a buscar uma unidade de saúde no caso de aparecimento dos sintomas;
  • Identificar outros indivíduos que possam ter consumido do mesmo peixe ou crustáceo para captação de possíveis novos casos da doença;
  • Recomenda-se coleta de amostras de alimentos para o setor de microbiologia de alimentos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO