Rolim de Moura,

CITROS: Aumento da demanda e baixa oferta sustentam preços

Por Cepea
Publicado 08/10/2021
A A

Com as altas temperaturas e o início de mês, o mercado de laranja de mesa registrou aquecimento na demanda nesta semana. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário e a menor oferta de frutas de qualidade sustentaram os preços da variedade pera. Na parcial da semana (de segunda a quinta-feira), a fruta tem média de R$ 49,19/cx de 40,8 kg, na árvore, valorização de 1,9% em relação à semana passada.

No campo, pesquisadores do Cepea indicam que, mesmo que em baixo volume e de forma irregular, as chuvas registradas em praticamente todo o estado de São Paulo na última semana trouxeram certo alívio a citricultores. No atual estágio de desenvolvimento da planta, as precipitações podem contribuir para a indução floral, após um longo período de estresse hídrico nos pomares de sequeiro.

Já naqueles que são irrigados (e que, portanto, já registraram floradas anteriormente), chuvas tendem a favorecer o pegamento das flores que darão origem às laranjas da safra 2022/23. Pesquisadores do Cepea indicam, ainda, que, no caso das frutas que estão próximas do período de colheita, as precipitações podem beneficiar o enchimento e a qualidade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea