Rolim de Moura,

Primeiro dia do Encontro de Magistrados e Servidores aborda saúde integral e criatividade
Corregedor-Geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon

Por Redação
Publicado 16/10/2021
A A
FOTO: ASSESSORIA

A saúde integral e a criatividade foram os principais temas abordados no primeiro dia do Encontro de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário de Rondônia. O evento online foi transmitido pelo canal no YouTube da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), e trouxe convidados renomados como o médico José Genilson Ribeiro e o professor de criatividade Murilo Gun. 

Esta é a segunda edição do Encontro, cuja premissa é debater a saúde nas relações de trabalho e familiar. Neste ano, a pandemia do novo coronavírus foi um gancho adicional, visto que impactou no cotidiano familiar e, consequentemente, no trabalho. 

O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, abriu o encontro e explicou o porquê da Corregedoria ter se preocupado com a saúde integral. "Além da saúde física, precisamos olhar para a pessoa integralmente, na saúde mental, familiar, social e também a saúde espiritual, sem confundir essa questão com opções de religião, mas sobre o relacionamento da pessoa com ela mesma, com o próximo, ambiente ou o autoconhecimento” disse o corregedor.

Participaram também da abertura a presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho; a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur), Gislaine Caldeira; o vice-diretor da Emeron, Edenir Albuquerque, e o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Paulo Kiyochi Mori, que ao finalizar, pontuou que o Encontro é um momento útil para refletir como estamos e como podemos manter a serenidade e confiança, apesar de um cenário tão adverso.

O médico José Genilson Ribeiro trouxe a palestra "As dimensões da saúde física, mental, social, familiar e espiritual". Ele falou sobre como a pandemia transformou a convivência social no ambiente de trabalho e o próprio lar, além dos relacionamentos terem se tornado um estresse muito grande.

O médico sugeriu doze princípios para contornar as dificuldades de convivência impostas pelo novo normal. Ele também questionou que as lições aprendidas na pandemia são a modernização das relações, transformações éticas e morais e a necessidade da transformação interior.

12 princípios 

Ter sempre pensamentos positivos.
Autoconhecimento.
Ter humildade com o ser humano e a natureza.
Ter compaixão e empatia.
Viver o hoje. Tirar o peso do passado e não se preocupar com o futuro.
Conectar-se ao outro.
Se sentir esperançoso e transmitir paz.
Sempre perguntar o porquê.
Descobrir o poder da mente.
Valorizar os próprios princípios.
Celebrar a diversidade das gerações.
Descobrir a própria vocação e o propósito de vida.
Após a palestra, a fisioterapeuta Nadya Machado Barbosa e a fonoaudióloga Ana Carolina França Krause, da Divisão de Saúde e Bem-estar Organizacional (Disau), trouxeram dicas para o dia a dia laboral. 

Criatividade e coragem para se reinventar 

O professor de criatividade, Murilo Gun, trouxe alguns conceitos sobre criatividade e falou sobre tecnologias simples disponíveis para contornar os problemas advindos com a pandemia como a respiração, coragem, fazer a sua parte, gratidão e perdão. "Não espere ser grato apenas na missa de domingo, seja grato pelas coisas pequenas. Quem foca no que falta, sempre vai faltar. Conecte-se na estação correta” exemplificou. 

Encontro

O Encontro faz parte do programa "Humanização Organizacional” do Plano de Gestão da Corregedoria para o biênio 2020-2021, e tem como objetivo discutir temas de natureza interdisciplinar que possam conduzir à reflexão do impacto das transformações sociais e da carreira na saúde, bem como sobre os problemas que afetam o desempenho e a relação trabalho e família, vez que as exigências da profissão impactam diretamente na qualidade de vida e na qualidade das relações interpessoais. 

 

Segundo dia de evento

No dia 15, a programação volta-se à atuação do TJRO no campo da saúde com a apresentação da Política e Levantamento de Saúde Integral. A programação trará a palestra “Movimento do bem viver: por uma saúde mental integrativa”, dos psicólogos Denise Tofani Malheiros e Leandro Aparecido Fonseca Missiatto, dentre outros. O evento será encerrado com a palestra “Os efeitos na saúde e no mundo pós-pandemia”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey.

O Encontro de Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia está sendo transmitido ao vivo pelo Canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), das 11h às 14h (RO). É gratuito e direcionado a magistrados(as) e servidores(as) do TJRO, que poderão inscrever-se durante a transmissão para recebimento do certificado de 6 h/a.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

FOTO: ASSESSORIA

Fonte: tjro