Rolim de Moura,

MP recomenda que governo vete projeto que altera zoneamento em RO: 'ameaça mecanismos de proteção ambiental'
Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia e está sob análise da Sedam.

Por G1 RO
Publicado 18/10/2021
Atualizado 18/10/2021
A A

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) expediu uma recomendação esta semana para que o Estado vete o projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa (ALE-RO) em setembro deste ano, que trata das mudanças na política de zoneamento socioeconômico-ecológico estadual.

O Projeto de Lei Complementar nº 85/2020 propõe revogar e substituir as normas atuais em Rondônia que estão em vigência desde junho de 2000. O Ministério Público entende que a proposta "ameaça enfraquecer mecanismos de proteção ambiental no Estado, prevendo a possibilidade, por exemplo, de exploração em unidades de conservação e de terras indígenas".

As políticas de zoneamento socioeconômico-ecológico são uma ferramenta de planejamento que divide o território e estabelece quais serão os papéis de cada área, como práticas agropecuárias ou proteção ambiental. Dentro desses planejamentos, o território é dividido em três zonas que possuem finalidades específicas.

De acordo com o MP-RO, apesar do projeto de lei indicar que foram feitos estudos, levantamentos e diagnósticos, "esses dados não foram divulgados, o que viola os princípios da publicidade e da informação".

Conforme apurado pela reportagem, atualmente o projeto está em análise pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e somente após esse processo o projeto segue para ser vetado ou sancionado pelo poder executivo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO