Rolim de Moura,

Bombeiros Militares participam de palestra sobre doação de Medula Óssea e Sangue

Por CBM/RO
Publicado 19/10/2021
A A

Bombeiros Militares participaram na manhã desta terça-feira (19) de palestra sobre transplante de medula óssea e doação de sangue, realizada no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia – CBMRO, pela fundação de hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron.

Constantemente pessoas com doenças hematológicas, imunodeficiências e genética precisam da doação de medula óssea e sangue.

Não são grandes as chances de encontrar um doador de medula e por isso é necessário o maior número possível de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME. O procedimento é simples: Basta preencher uma ficha com dados pessoais e permitir a retirada de 5 ml de sangue.

A medula óssea é encontrada no interior dos ossos (tutano), produza pode ser removida através do cordão umbilical, ou pela coleta periférica (semelhante a uma doação de sangue) e ainda a mais conhecida: através de uma punção no osso da bacia, através de agulha especial, sob sedação.

De acordo com o palestrante da Fhemeron, Lindbergue Oliveira, nos dias 22 e 23 de outubro haverá uma campanha para cadastrar pessoas no Redome, no Porto Velho Shopping. ” Contamos com a parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos para multiplicar essas informações”, afirma.

Para a Sargento BM Geisiane, é comum aos Bombeiros Militares realizar a doação de sangue, plaquetas e medula óssea.

REQUISITOS PARA DOAR

Ter entre 18 e 35 anos. E pode doar independente do peso, tipo sanguíneo, ou algumas doenças, mas não pode ter AIDS ou câncer.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: CBM/RO