Rolim de Moura,

Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto convocam são paulinos para doarem sangue neste sábado
As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h.

Publicado 20/07/2019
A A
Foto: Reprodução

A Embaixada São Paulina Rondônia está convocando os torcedores do São Paulo Futebol Clube e voluntários para doarem sangue neste sábado (20), como parte da 13ª edição da Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto. As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h.

Além de Rondônia, a ação acontece ao mesmo tempo em mais sete estados, sob a coordenação das respectivas Embaixadas São Paulinas, sendo eles: São Paulo/SP, Paraíba/PB, Bahia/BA, Tocantins/TO, Espírito Santo/ES, Rio de Janeiro/RJ e Rio Grande do Sul/RS.
“Através da paixão pelo futebol e o amor ao clube, temos a oportunidade de ajudar as pessoas por meio de ações sociais. Isso acontece desde a fundação da Embaixada Rondônia, em 2010”, afirmou o presidente da entidade, Jansen Tsuno.

Doadora na edição da Campanha, no ano passado, a diretora Social da Embaixada RO, Adriele Vasconcelos, confirmou sua participação mais uma vez da ação. “É um orgulho enorme participar dessa torcida e das atividades sociais em prol do próximo. É um trabalho que me identifiquei”, declarou.

A Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto surgiu em 2011 com o objetivo de usar a união da torcida do São Paulo Futebol Clube para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

Requisitos para doação
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes característica: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar em boas condições de saúde; não ser epilético; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; mulher: não estar grávida.

Ao doar, a pessoa apresenta documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

Gravidez;
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram