Rolim de Moura,

"O esporte salva realmente pessoas de coisas ruins", diz promotor de eventos que se desdobra para se exercitar
Nier, como é conhecido, é organizador, dentre outras coisas, do bloco Axé Folia, de Porto Velho, e não dispensa um bom futebol

Por Ge RO
Publicado 29/10/2021
Atualizado 29/10/2021
A A

Um quarentão espirituoso, bom de papo e de treino também é assim que se define Mavignier Fernandes da Silva Ferro, ou apenas Nier. Sem revelar a idade, o promotor de eventos se diz disposto ao treinamento apesar da rotina exaustiva. Segundo ele, a hora de dormir por ser 2h, 3h da manhã, porém, durante o dia, em algum momento, ele tem que se exercitar.

– O esporte salva realmente pessoas de coisas ruins. Nós fomos agraciados com educadores físicos que cobravam o nosso desempenho esportivo. Porém, junto do desempenho do dia a dia. Principalmente respeito a família e valorização dos estudos.

E isso, desde cedo, logo na infância, teve a oportunidade de conhecer o esporte. Assim, se desenvolveu durante toda vida.

– Minha relação com o esporte ela vem desde criança. Logo aos cinco, seis anos. Tive a oportunidade de jogar futebol de salão e campo e ter contato com professores renomados no estado. Desde o projeto Assim Nasce um Atleta, do SESC, que existe até hoje, passando pelo professor Francisco Marcos, já falecido, dentre outros educadores físicos – relembra nostalgicamente.

Hoje, ao mesmo tempo que pratica atividade, Nier passa por recuperação de lesão de joelho e tornozelo. Ele tem acompanhamento no Studio de Pilates V. N. Á. S., lá algo chama atenção. Além do desempenho e entrega em cada exercício, o quarentão opta pela utilização de casaco nas atividades. Segundo ele, se sente bem.

Você tem que treinar com o que você se sente bem, então o casaco ele me deixa a vontade, ele me deixa confortável — reflete.

– A ideia de se treinar com casaco é porque me sinto mais confortável. Você se sente mais à vontade. Isso é tudo questão de opção, tem gente que gosta de treinar com pouca roupa. Eu treino com casaco sempre e sempre diferente um do outro. É uma opção, uma opção que me deixa mais confortável. Não tem nenhuma relação com questões científicas. E sim, com meu bem-estar. Onde faço, me deixaram usar o adereço. Então isso também me deixou alegre, me deixou feliz. Esquenta mais um pouquinho. Você sai pingando. Transpirando muito. Isso que eu dou valor – frisou.

São dois anos de recuperação e trabalho intensivo após cirurgia de ligamento cruzado anterior. E esse tratamento possibilitou Nier retornar ao futebol. A bola rolou, o “atleta” está em campo. A sensação, segundo ele, é muito boa.

A gente faz os exercícios que tem que fazer lá. Fortalecimento ou funcional para ganhar intensidade. Enfim a gente faz de tudo no Vanderlei (Nascimento). E eu não busco só o funcional por si só. Se estiver com alguma dor eu pego, utilizo lá e busco equilíbrio físico e mental. O ambiente harmonioso ajuda também.

– Eu ainda jogo futebol. Tanto futebol de salão como campo. Eu voltei muito melhor. Hoje a gente consegue desempenhar funções do meu esporte que é o futebol A minha atividade física é essa. Pra mim me traz uma qualidade de vida excepcional. Além de ser importante para a saúde mental, que é o que procuro. Temos que ter essa parte em dia. Eu busco o equilíbrio físico e mental para a gente ter o nosso dia a dia cada vez melhor.

Quarentão e conseguir fazer com desenvoltura ainda as minhas atividades físicas e esportivas e a própria forma de jogar futebol ainda. Então isso me deixa muito feliz.

E a rotina da casa não pode atrapalhar nisso. Nier se desdobra pra desempenhar todas suas funções. Mas, em qualquer espaço de tempo, ele logo se desloca pra se exercitar.

– Eu sou rotineiro. Então sempre são as mesmas coisas. Acordo muito cedo e durmo muito tarde. Estou sempre preparado para encaixar uma atividade física em qualquer momento. O dia é corrido para quem trabalha em eventos. Sou pai também. Então temos que ter esse lado com as crianças. A atividade ajuda a gente render o dia. É uma correria louca pra trabalhar. Vou dormir de madrugada – revela.

Uma coisa é certa, para ele, tudo compensa. Nier, inclusive, indica às pessoas que deixe a inércia de lado e investir em fazer um esporte.

Não só indico como reforço, recomendo, faço de todas as palavras possíveis pra que a pessoa pratique a atividade física. É fundamental pra ter uma qualidade de vida, principalmente quando se chega a uma certa idade porque tudo é mais lento. O metabolismo fica mais lento e uma série de coisas. Eu reforço todas as pessoas se puderem se exercitem. Arrumem tempo. Pratiquem atividades físicas e a saúde mental. A qualidade de vida melhora muito. Você dorme e acorda melhor e por aí vai. — Nier

– A ação da prática esportiva ela é excelente e gostosa. Eu preciso suar, eu preciso fazer atividade física. Ela me faz um bem e me dá prazer. Depois, quando saio da atividade física, saio zerado. É outra pessoa, que é para enfrentar o dia a dia de uma forma melhor. Eu consigo ser uma pessoa mais ativa, de bem com a vida, então a atividade física só traz benefícios - finaliza.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Ge RO