Rolim de Moura,

Impacto da pandemia é abordado no Encontro de Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
Foram abordados os impactos que a pandemia da covid-19 causou na doação e transplante de órgãos na região Norte e no Brasil.

Publicado 04/12/2021
Atualizado 04/12/2021
A A

O I Encontro de Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes de Rondônia (CIHDOTT’S) foi realizado na sexta-feira (3), com o objetivo fortalecer questões importantes para efetivação da doação de órgãos para o Estado. O evento contou com a presença de médicos especialistas, palestrantes de outras regiões e membros de unidades hospitalares dos municípios.

Destacado pelo Governo de Rondônia, o Encontro teve o apoio da Central Estadual de Transplantes, a Organização para Procura de Órgãos (OPO) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O CIHDOTT é uma comissão intra-hospitalar formada por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

O encontro  também abordou os impactos que a pandemia da covid-19 causou na doação e transplante de órgãos no Brasil e na região Norte, mostrando queda no número de transplante no ano de 2020.

A gerente da Central Estadual de Transplante, Renata Restier destaca a pretensão de realizar o encontro anualmente. “Nosso primeiro evento era pra ter acontecido ano passado, mas por causa da pandemia, tivemos que adiar. Agora, que estamos podendo realizar esse projeto, o objetivo é que possamos realizar todos os anos, como forma de fortalecer as equipes das unidades de Rondônia”, conta Renata. 

O encontro tirou dúvidas de técnicos presentes nas palestras e também realizou um estudo mais aprofundado sobre fatores da morte encefálica. 

“A morte encefálica é a morte do cérebro (encéfalo), de todas as suas partes, incluindo o tronco cerebral que é a parte do encéfalo que controla a respiração, os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo. Quando existe morte do encéfalo, a parada do coração e de todos os órgãos é inevitável depois de algum tempo. As funções do corpo só conseguem ser mantidas temporariamente de modo artificial pelos equipamentos existentes em uma UTI”, explicou médica e coordenadora do Sistema Nacional de Transplante (SNT), Arlene Badoch

A médica enfatizou que é através da morte encefálica que é possível a doação de órgãos e mostrou o cuidado que o profissional precisa ter em conversar com a família para pedir a autorização para o transplante.

Outros temas como desafios da Captação e Transplante Hepático; Imunogenética no Transplante e  validação do potencial doador de órgãos, também foram discutidos pelos profissionais presentes. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram