Rolim de Moura,

Depois de oito meses, Rondônia volta a registrar filas por leito para tratamento da Covid
Segundo relatório do governo do estado, sete pessoas aguardam por um leito, sendo quatro para UTI e três para leitos clínicos. Ao todo, 148 pessoas estão internadas com suspeita ou confirmação do vírus.

Por G1 RO
Publicado 06/12/2021
A A

Sete pessoas aguardam por um leito para tratamento da Covid-19 em Rondônia, de acordo com o relatório de ações divulgado pelo Governo do estado na noite de domingo (5). Filas voltam a ser registradas depois de oito meses.

Segundo o relatório, dos pacientes que aguardam por um leito, dois estão em situação grave e positivados para o vírus e dois estão graves, mas ainda não tiveram o teste positivado. Em ambos os casos, as pessoas esperam por um leito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado.

O relatório também aponta que dois pacientes estão com o quadro moderado, mas não estão positivados com o vírus e apenas um paciente está com o quadro moderado e com o teste de Covid confirmado. Esses pacientes aguardam por um leito clínico.

Pacientes aguardando leito

Estado do paciente Quantitativo Tipo de leito
Grave suspeito 2 UTI
Grave confirmado 2 UTI
Moderado suspeito 2 Clínico/Enfermaria
Moderado Confirmado 1 Clínico/Enfermaria
Total 7  

Fonte: Governo de Rondônia

Redução dos leitos

Em julho de 2021, a Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Hospital de Campanha da Zona Leste de Porto Velho, não tinham mais pacientes internados com Covid-19 e por isso, os leitos das duas unidades começaram a ser reduzidos por conta da queda no número de internações. A queda foi de 77,5% nos leitos clínicos e 72,5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o relatório do governo, 288 leitos, entre UTI e clínicos, estão disponíveis no estado. Desses, 148 estão ocupados por pessoas com suspeita ou confirmação do vírus. As internações estão distribuídas em:

  • Rede Pública Estadual - 99
  • Rede Privada - 3
  • Rede Municipal - 45
  • Rede Filantrópica - 1

Ritmo da vacinação

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, com dados da Secretária de Saúde do Estado (Sesau), 1.197.996 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante, o que corresponde a 66% da população de Rondônia.

O quantitativo de pessoas que tomaram a 2ª dose ou a dose única, 1.000.208 pessoas estão imunizadas, o que corresponde a 55,1% da população.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO