Rolim de Moura,

Observatório do Desenvolvimento Regional chega a 9ª edição trazendo transparência dos indicadores econômicos de Rondônia
Sepog desenvolve Observatório do Desenvolvimento Regional que dá base para políticas públicas do Governo

Publicado 07/12/2021
Atualizado 07/12/2021
A A

Observatório do Desenvolvimento Regional publicado este mês, com dados de janeiro a outubro deste ano, aponta um cenário extremamente positivo para economia do Estado que terminou o período com saldo de empregos, tendo a menor taxa de desocupação da região Norte (Rondônia registra salto positivo em admissões e se destaca no panorama econômico), e também com o bom desempenho da exportação rondoniense (Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais), que somou US$ 1,51 bilhão neste mesmo período.

Todo esse panorama econômico positivo é demonstrado por meio do trabalho técnico feito pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Em uma gestão marcada pela transparência, a ferramenta soma-se aos esforços do Governo de Rondônia para de forma mais clara e acessível prestar informações sobre indicadores do desenvolvimento do Estado à população.

Conforme a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, o Observatório é uma importante ferramenta para dar base a criação de políticas públicas, seja por demonstrar os eixos onde há necessidade de uma atenção maior, ou mesmo pelos bons indicativos de desenvolvimento para atrair fomento econômico para o Estado.

Segundo o gerente do Observatório do Desenvolvimento Regional, Pablo Mendonça, a ferramenta consegue passar as informações sobre a economia do Estado de uma forma mais compreensível para a população, e isso é importante para que a mesma se aproprie do conhecimento do panorama econômico do Estado. ‘‘Simplificamos o economês’’, resume.

Beatriz Basílio Mendes, explica ainda que para compor o Observatório a cada mês é feita uma análise técnica e consolidação de informações para que o Estado tenha conhecimento do desenvolvimento por meio da demonstração dos indicadores. Para a coordenadora de políticas públicas da Sepog, Valéria Moreno, os dados ajudam o Governo a transformar as informações em ações e serviços.

‘‘É um apoio para criação de políticas públicas, pois traz a consolidação de dados, e a partir dele podemos fazer toda uma análise junto aos demais órgãos para fazer a criação dessas políticas, ou seja, apontam para onde o Estado precisa caminhar”, destaca a Valéria Moreno

A secretária da Sepog pontuou ainda que o Observatório traz informações que apontam que o Governo de Rondônia está fazendo uma gestão responsável. ‘‘Esse crescimento é reflexo da gestão fiscal e na entrega de resultados que promovem o bem estar social por meio de boas políticas públicas’’, considera a secretária.

‘‘Ao compilar as informações foi gratificante ver como Rondônia é pujante, e tem se saindo bem no cenário econômico’’, reforça o gerente do Observatório, Pablo Mendonça.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram