Rolim de Moura,

Cerca de 99% dos produtores já declararam seus rebanhos; prazo pra declaração obrigatória se encerra dia 10

Por Idaron
Publicado 08/12/2021
Atualizado 08/12/2021
A A

A campanha é voltada aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), equídeos e aves. Para facilitar o processo, de modo que o produtor rural não tenha qualquer dificuldade, desde o ano passado, a Idaron possibilitou que a declaração de rebanhos possa ser feita pela internet, no site da Idaron (www.idaron.ro.gov.br) e também por e-mail ou WhatsApp, com envio do formulário preenchido.

“O pecuarista sabe que não podemos vacilar. A informação sobre nosso rebanho dá garantia sanitária e de qualidade aos países consumidores de nossa carne, o que permite ao estado disputar mercados comercialmente mais atraentes”, salienta o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Em cumprimento às normativas, tanto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), quem não declarar o rebanho dentro do prazo terá bloqueada a ficha de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s), para todas as finalidades, e o produtor também não poderá receber animais novos em sua propriedade. “As restrições serão suspensas ao passo que o produtor cumpra sua obrigação, declarando todos os rebanhos susceptíveis à febre aftosa que há em sua propriedade”, destaca Julio Cesar.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Idaron