Rolim de Moura,

Rio Madeira começa semana com quase 12 metros em Porto Velho
Desde o Natal, nível do rio subiu 1,32 metro. Os dados são do 1° Boletim de Monitoramento Hidrológico de 2022.

Por G1/RO
Publicado 03/01/2022
A A

O nível do rio Madeira chegou a 11,83 metros nesta segunda-feira (3), segundo novo boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O rio está acima dos 10 metros desde 22 de dezembro e desde o Natal, segundo o CPRM, o nível da água já subiu mais de 1,32m.

Mesmo com o rio quase chegando aos 12 metros nesta segunda-feira, o 1º Boletim de Monitoramento Hidrológico de 2022 do Madeira indica que, possivelmente, o rio não atinja a zona de atenção para máximas nas duas próximas semanas.

"Considerando a previsão meteorológica, que indica a ocorrência de chuvas menos intensas nos próximos 15 dias, é provável que o nível do rio Madeira se mantenha estável em Porto Velho. O nível dos rios está dentro do normal", diz o SAH.

Cotas do rio

O rio entra em cota de atenção quando atinge os 14 metros e cota de atenção a partir dos 15, o que é para acontecer apenas em fevereiro de 2022.

Segundo o CPRM, o rio só entra em cota de transbordamento quando ultrapassa a marca de 17 metros.

A cota de inundação do Madeira, de 17 metros, não foi atingida em 2021. O maior nível registrado no ano passado foi em 4 de março, quando marcou 16,53 metros.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO