Rolim de Moura,

VARADOURO: Espetáculo de RO selecionado pelo Rumos, do IC, será apresentado virtualmente
Em Varadouro, o ator vive diversos personagens que conquistaram as terras, os rios, as florestas

Por Redação
Publicado 19/01/2022
A A

Nesse mês o público poderá prestigiar de forma gratuita e online o espetáculo Varadouro. O espetáculo é resultado de uma pesquisa realizada sobre a Oralidade e a Cameloturgia. Foi o nome do projeto selecionado no Programa Rumos Itaú Cultural Teatro/2010.

A live Varadouro  será realizada no período de 21 a 23 de janeiro de 2022 e foi contemplada no  Edital nº 34/2021/Sejucel-Codec -  2ª Edição Mary Cyanne. Prêmio de Produção artístico-cultural para transmissões ao vivo/gravadas – Lei Aldir Blanc.

Sobre o espetáculo Varadouro

No espetáculo Varadouro, o ator vive diversos personagens que conquistaram as terras, os rios, as florestas: o coronel de barranco, os aventureiros, os encantados, fazendo uma reflexão sobre os caminhos do ser humano e seus sentimentos diante da imensidão que transborda do rio e da floresta.

A pesquisa cênica envolveu práticas de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia.

O processo envolveu estudo e pesquisa cênica que teve como foco as narrativas e as memórias, buscando na oralidade: as crenças, os costumes e os traços culturais, de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas etnias (nacionalidades), no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas da realidade social da época em composição de ações poéticas para finalização em um texto inédito para encenação/montagem do espetáculo Varadouro, ampliando a produ&c cedil;ão e a difusão da dramaturgia regional e nacional.

Trajetória

Varadouro foi apresentado no Teatro de Arena do Itaú Cultural, em São Paulo, depois foi selecionado pelo Edital Petrobras para circulação nacional no Maranhão e na Paraíba e fez diversas apresentações em Porto Velho, alcançando grande público.

 “Um Caminho Amazônico...”

O espetáculo Varadouro é uma viagem. É um caminho no meio do rio ao longo da floresta, nos trilhos da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, são memórias e narrativas de trabalhadores de diferentes nacionalidades. Cada dormente daqueles trilhos representou a morte de um trabalhador.

“Achamos importante fazer as apresentações para um grande público, pois o espetáculo faz uma emersão na história da cidade de Porto Velho e no principal marco do início da construção da história da cidade: a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Traz a tona as narrativas dos trabalhadores de mais de 40 nacionalidades que trabalharam na construção da maior obra da engenharia civil do Brasil da época. Vale conferir!”, enfatiza o diretor Chicão Santos.

Serviço

Espetáculo Varadouro

Período: 21 a 23/01/2022

Transmissão: YouTube (https://youtube.com/user/biralourenco) | Facebook (https://www.facebook.com/biralourenco.lourenco)

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria