Rolim de Moura,

Com vacinação, Rio teve queda de 91% nas mortes por covid-19
Secretaria de Saúde atribui redução da mortalidade à imunização

Publicado 01/02/2022
A A

O estado do Rio de Janeiro registrou, em janeiro de 2022, 358 mortes por covid-19, uma queda de 91% em relação às 4.146 vítimas que a doença fez no mesmo mês do ano passado. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro atribui a redução da mortalidade provocada pela doença à campanha de vacinação.

"É a vacina mostrando sua força e eficácia! Apesar de a Ômicron ser uma variante com alta taxa de transmissibilidade, o avanço da vacinação freou o número de casos graves e óbitos", publicou a secretaria em suas redes sociais.

Aumento de casos
A queda no número de mortos ocorreu apesar do aumento de 181% no número de casos confirmados da doença, o que reforça a avaliação de que o agravamento da doença tem sido mais raro. Em janeiro de 2021, o estado do Rio de Janeiro confirmou 86 mil casos de covid-19, número que saltou para 243 mil em janeiro de 2022. 

Mesmo com quase o triplo de casos confirmados, o mês de janeiro de 2022 teve 79% menos internações por covid-19. No primeiro mês deste ano, precisaram ser internados 1.849 pessoas com a doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto em janeiro do ano passado foram 8.797 internações. 

As informações foram levantadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP/Gripe), da Secretaria de Estado de Saúde. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram