Rolim de Moura,

Portal do Servidor é modernizado e passa a oferecer novos serviços aos funcionários públicos de Rondônia
Servidores passam a ter acesso aos novos serviços disponíveis no Portal do Servidor

Publicado 15/02/2022
Atualizado 15/02/2022
A A

O Portal do Servidor 3.0 – PS3 está disponível para os funcionários públicos do Governo de Rondônia com novos serviços: a Certidão de Frequência de 2001 a 2022 e o lançamento da licença médica na frequência para servidores efetivos. A iniciativa faz parte da modernização da plataforma que teve início em 2020 por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em parceria com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep).

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e membro da Comissão de Coordenação dos Trabalhos de Atualização dos Dados Cadastrais da Segep, Gustavo Bodaneze, explica que os novos serviços trazem uma série de vantagens. ‘‘A Certidão de Frequência é insumo para diversos processos, como Verbas Retroativas, por exemplo. Com o Portal, o servidor pode solicitar ela diretamente e já instruir o processo com a Certidão. Assim, o processo andará mais rápido’’, explica.

Gustavo Bodaneze ainda pontuou que a Licença Médica de até três dias poderá ser solicitada pelo Portal do Servidor e não passará pela homologação da Perícia Médica Oficial.  ‘‘Desse modo, a licença será concedida de maneira mais célere. É importante ressaltar que a Licença Médica de até três dias só pode ser solicitada por servidor efetivo, com o limite de duas solicitações por ano. A partir da terceira solicitação, o atestado deverá passar pela homologação da perícia médica’’, esclarece.

REVOLUÇÃO

A modernização da plataforma é considerada uma revolução nas relações dentro do serviço público estadual, pois possui ferramentas que dão suporte e orientação ao servidor público, e possui recursos de acessibilidade, pois há contraste para daltônico e libras. Desta forma, há a centralização de informação do servidor, a melhoria da comunicação interna, e além disso, funciona como canal oficial para recebimento de avisos, comunicados e campanhas desenvolvidas pelo Governo.

‘‘O Portal do Servidor 3.0 irá gerar a desburocratização e simplificação do serviço. E também, por meio do Portal, o servidor poderá está acompanhando a sua solicitação de serviço do início ao fim’’, afirma a gestora do projeto (Product Owner) da Setic, Euriane Nogueira.

Desta forma, a plataforma é considerada um grande avanço na relação dos servidores com o Governo. ‘‘O objetivo é que o Portal do Servidor se torne o canal de comunicação do servidor com o Estado. Nele, o funcionário público pode solicitar diversos serviços e acompanhar o andamento sem precisar preencher um requerimento físico, abrir processo ou comparecer presencialmente na unidade’’, reforça Gustavo Bodaneze.

ACESSÍVEL E TRANSPARENTE

Além dos novos serviços, por meio da plataforma é possível fazer o planejamento anual de férias; ter acesso ao banco de horas, assim também como solicitar folgas; ter acesso a cópias de Ficha Financeira desde 2000, entre outros serviços.

O Governo de Rondônia avança assim na modernização, transparência e simplificação da gestão pública, e se aproxima mais dos servidores, passando a atender com mais rapidez e qualidade as demandas dos servidores.

 Acesse o Portal por meio do endereço: https://portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br/.

SERVIÇOS DO PORTAL DO SERVIDOR

  • Certidão de Frequência;
  •  Licença Médica de até 3 (três) dias;
  •  Senha de Contracheque/Cédula C;
  •  Cópias de Ficha Financeira de 2000 em diante;
  •  Solicitação de folga (Banco de horas);
  •  Troca de plantão;
  • Certidão Negativa da Corregedoria-Geral do Estado;
  • Marcação do planejamento anual de Férias;
  •  Solicitação de acesso ao Sei;
  • Alteração de órgão de acesso ao SEI e
  • Solicitação de acesso a Sistemas

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram