Rolim de Moura,

Segep reforça importância da atualização cadastral para servidores de Rondônia
De janeiro até o momento, foram realizadas 4.235 atualizações cadastrais, considerado um ótimo número para começo do ano

Publicado 16/02/2022
A A

Essencial para a efetividade da administração pública e integração de dados, a atualização cadastral 2022 está disponível para cada servidor estadual, de acordo com o mês de aniversário. A atualização é feita pelo Portal do Servidor, que traz novas funcionalidades para simplificação de dados.

O gestor da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Sílvio Luiz Rodrigues da Silva, explica que “a atualização cadastral faz parte do compromisso do Governo de Rondônia com o Governo Federal na implantação do e-Social, que permitirá um cruzamento on-line de dados do Estado e vai possibilitar o avanço na sistematização de programas”.

De acordo com o especialista em políticas públicas da Segep, Gustavo Bodaneze, de janeiro até o momento, foram realizadas 4.235 atualizações cadastrais. Considerado um ótimo número para o começo do ano e que no decorrer, pode alcançar cerca de 98% em atualizações.

Gustavo reforça que, caso o servidor não faça a atualização, o pagamento do mês subsequente ao do seu aniversário, é bloqueado. A atualização vale tanto para servidores ativos quanto para inativos militares.

MÓDULO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Para otimizar o processo de atualização de dados dos servidores públicos estaduais, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), simplificou o preenchimento de dados e definiu a atualização cadastral de acordo com o mês de nascimento de cada servidor.

Caso o servidor não faça a atualização, o pagamento do mês subsequente ao do seu aniversário é bloqueado

O módulo é um dos diversos serviços de RH’s disponíveis no Portal do Servidor. Para realizar a atualização cadastral é simples:

1 –  Acesse o portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br

Para isso será necessário finalizar a atualização utilizando um dispositivo eletrônico com câmera, pois vai precisar de foto segurando um documento de identificação para a prova de vida.

2 –  Caso tenha esquecido o login, o servidor deve acessar meuacesso.sistemas.ro.gov.br. Clicar no botão “Cadastrar Nova Senha”, colocar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e será enviado no e-mail o link para criar uma nova senha. Se o servidor perdeu o acesso ao seu e- mail, terá que procurar seu setor de RH para alterar o e-mail cadastrado.

3 –  A plataforma possui os campos:

  • Dados pessoais, onde é anexado a certidão de casamento;
  • Filiação e
  • Endereço, onde é anexado o comprovante de residência (item obrigatório)

São aceitas a conta de luz, água, telefone, internet ou correspondência bancária. Pode ser no nome de familiar ou se for inquilino, apresentar o contrato de locação, mas tem que ser dos últimos três meses.

  • Contatos
  • Escolaridade, onde é anexado o comprovante de escolaridade
  • Cursos profissionalizantes, onde é anexados comprovantes
  • Dependentes
  • Registro profissional

É obrigatório para os servidores que tenham cargo que seja regido por Conselho Profissional, a exemplo de Arquitetos, Engenheiro e Médicos. No caso de dúvidas, o servidor deve procurar sua unidade de RH.

  • Registro de Deficiência
  • Documentos

Para quem possui o cargo de motorista, o campo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também é obrigatório.

  • Declarações

Para finalizar a atualização é solicitada a Prova de Vida.

SOBRE O PORTAL DO SERVIDOR

Recentemente, dois novos serviços entraram na plataforma: certidão de frequência e licença médica de até três dias (voltada para servidores de carreira). Ambos localizados na seção ‘serviços’ (Sistema Alpha).

O Projeto Portal do Servidor 3.0 – PS3, é o resultado da parceria entre Setic, Segep e Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) iniciada em 2020, por meio de um workshop colaborativo de cinco dias que apontou a necessidade de diversos serviços de RH migrarem do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para ganhar agilidade, em uma plataforma desburocratizada, com o estabelecimento de uma melhoria da comunicação interna para maior alcance das campanhas de endomarketing – canal de centralização e orientação das informações de interesse do servidor.

Por meio deste canal, o servidor é direcionado a serviços específicos, com a garantia de uma melhor experiência durante a navegação e acessibilidade, que permitirá também o pleno uso por pessoas com deficiência, podendo perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram