Rolim de Moura,

Ministério da Saúde envia para Rondônia equipamento que detecta variantes do coronavírus
Uma das funções do equipamento é a detecção das variantes do coronavírus, como por exemplo, a ômicron

Publicado 18/02/2022
A A

O equipamento de sequenciamento genético enviado pelo Ministério da Saúde e instalado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), torna possível distinguir as variantes do coronavírus, como por exemplo, a Ômicron. Esse material também tem capacidade de sequenciar outros micro-organismos, além do vírus da covid-19. Com a nova aquisição, não será mais necessário enviar amostras para serem analisadas fora do Estado. 

O Governo de Rondônia solicitou ao Ministério da Saúde com o objetivo de que seja usado no estudo e combate ao coronavírus. A ferramenta e o treinamento da equipe técnica do Lacen serão fornecidos pelo Ministério da Saúde, o Estado irá disponibilizar apoio e mais viabilidade para maior rapidez nas análises das amostras.  

A chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Adriana Salvador Maia, ressalta sobre a finalidade do equipamento. “É importante salientar que o objetivo principal do sequenciamento genético não é o diagnóstico, e sim fazer a vigilância de qual variante está em circulação e se vai influenciar nos kits exames ou na vacina que está sendo aplicada”, conta Adriana.

O secretário de Estado da  Saúde, Fernando Máximo, comenta sobre a importância do equipamento no Estado de Rondônia. “A aquisição que o Governo do Estado conquistou é um grande avanço no combate contra o coronavírus, com isso, vale a pena reforçar que esta é uma metodologia para vigilância laboratório e não para diagnóstico e acompanhamento clínico”, diz Máximo. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram