Rolim de Moura,

Livros que abordam problemas envolvendo questões territoriais e agrárias são lançados pela Unir
Coletâneas foram publicadas em comemoração aos 10 anos do Laget na Unir. Violência no campo, conflitos agrários, grilagem de terras e outros problemas são analisados nas obras.

Por Redação
Publicado 08/03/2022
A A

O Laboratório de Gestão do Território (Laget) da Universidade Federal de Rondônia coordenou a elaboração de dois livros focados na geografia de Rondônia e questões sociais vivenciadas em múltiplos territórios que formam a Amazônia.

As obras são compostas por pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica, feitas por alunos da universidade orientados pelo professor Ricardo Gilson da Costa Silva, coordenador do Laget.

As coletâneas foram publicadas em comemoração aos 10 anos do Laget na Unir, pela Temática Editora e Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG).

Segundo Ricardo Gilson, os capítulos vão abordar as várias faces da Amazônia.

Acesse os livros de forma digital

“Temos a Amazônia das estradas, dos grandes projetos, das águas e das florestas em que comunidades tradicionais e produtores familiares desenvolvem seus trabalhos e vivências”, aponta.

Um dos objetivos dos livros é apontar problemas como violência no campo, conflitos agrários, grilagem de terras, desmatamentos e como esses problemas afetam na vida das comunidades tradicionais que vivem nos locais afetados.

“Esses territórios de vida sofrem processos de expropriações por grupos das economias extrativas, interessados nos recursos naturais. A violência, grilagem de terras e desmatamento como processos criminosos que atingem ribeirinhos, pescadores tradicionais, quilombolas, assentados, lideranças e ativistas dos movimentos sociais”, comenta.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO