Rolim de Moura,

Defesa Civil em Rondônia faz um apanhado da situação dos rios nos municípios da Zona da Mata e Região do Café

Publicado 09/03/2022
Atualizado 09/03/2022
A A

Segundo a Defesa Civil a situação é crítica em alguns municípios de Rondônia devido às cheias dos rios, e consequentemente as enchentes, devido a grande quantidade de chuvas registradas no final de fevereiro e início do mês de março.

Na região de Rolim de Moura, além de alagamentos na área urbana e rural do município, a RO 010 foi interditada nessa semana, com o alagamento do Rio Bambú, nas imediações do Frigorífico Minerva, onde o trânsito teve de ser interditado por aproximadas 8 horas; na data de ontem, terça-feira, 08 de março, a ponte do Rio São Pedro na via que liga o Distrito de Nova Estrela a cidade de Cacoal, também foi interditada, já que as águas passaram por cima da ponte e da rodovia, isso não contando que o Rio Anta Atirada que corta a cidade de Rolim de Moura transbordou no último domingo e atingiu cerca de 60 famílias.

Em Cacoal a Defesa Civil emitiu um alerta nessa terça-feira, 08 de março, alertando as pessoas para os riscos de alagamento dos rios Pirarara e Machado, especialmente as pessoas que moram às margens destes rios, informando ainda que nos bairros Liberdade e Santo Antônio já existe água sobre as ruas.

No município de Primavera de Rondônia, também não está sendo diferente, já que os ônibus que atende os alunos da área rural, não conseguiram fazer o trajeto devido as enchentes, tendo informações que as águas passaram por cima da Ponte do Rio Antônio João. Em Alta Floresta do Oeste as informações é que duas famílias estão desabrigadas, e cinco desalojadas. 

A Defesa Civil informa ainda que vários outros municípios como Ji-Paraná, Pimenta Bueno, e outras devem estar em alerta máximo, pois não estão livres dos efeitos da chuva, e essas localidades podem ser afetadas a qualquer momento. Desde o dia 14 de janeiro, 3.337 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas cheias dos rios em Rondônia. As famílias são assistidas pelas prefeituras, governos estaduais ou Defesa Civil estadual e municipal.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram