Rolim de Moura,

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em Rondônia; veja ponto a ponto do decreto
Decreto foi publicado nesta segunda-feira (14) e já está valendo. Caso o estado apresente aumento do número de casos e mortes por Covid, a medida pode ser revogada.

Por Redação
Publicado 14/03/2022
Atualizado 14/03/2022
A A

O Governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (14) o decreto n° 26.970 em que desobriga o uso de máscaras em ambientes externos e internos no estado. O documento dispensa ainda a prévia comprovação de vacinação para entrada e permanência em estabelecimentos públicos e privados.A desobrigação do uso de máscaras foi anunciada na última semana pelo governador Coronel Marcos Rocha, durante coletiva à imprensa.

Ponto a ponto do que muda agora:

  • O decreto torna facultativo em todos os ambientes sem limitação de pessoas, o uso de máscara facial. Mas nos casos de suspeita de gripe, ou apresentação de qualquer sintoma, será necessário o uso de máscara tanto para ambientes internos quanto externos,
  • O texto permite a realização de todas as modalidades de eventos, sem limitação de capacidade e sem restrição de horário,
  • Também dispensa para os moradores de Rondônia a prévia comprovação de vacinação contra a Covid-19, para entrada e permanência em estabelecimentos públicos e privados,
  • No caso de visitas e o acesso a estabelecimentos penais estaduais, de saúde e instituições asilares, a população deve seguir e respeitar a orientação sanitária dos gestores de suas respectivas pastas.
  • Confira aqui o Decreto em PDF

O documento argumenta que a desobrigação aconteceu considerando a redução de casos de Covid-19 no estado e o quantitativo de rondonienses vacinados contra a doença.

Segundo o decreto, a quantidade de rondonienses que tomaram a 1ª dose chegou a 75,43% da população. Já 64,10% receberam a 2ª dose ou dose única.

Caso o estado apresente aumento do número de casos e mortes pela doença, as medidas poderão ser revistas. Essa situação permanece sob análise do Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO