Rolim de Moura,

Volêi: FIVB muda classificação e formato da disputa nos Jogos de Paris
Vagas sairão em Torneios Qualificatórios e também por ranqueamento

Por Redação
Publicado 06/04/2022
Atualizado 06/04/2022
A A

A classificação das seleções de vôlei para a Olimpíada de Paris em 2024 e o formato da competição sofreram mudanças, anunciou nesta quarta-feira (6) a Federação Internacional de Vôlei (FIVB, sigla em francês). De acordo com o novo regulamento, aprovado pelo comitê executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), não há mais Pré-Olímpicos Continentais e o número de Torneios Pré-Olímpicos também foi reduzido. 

O número de seleções em Paris 2024 permanece o mesmo: são 12 classificadas em cada gênero (feminino e mascuino), sendo que uma vaga já está assegurada à França, nação anfitriã do evento. O restante das vagas será definido em Pré-Olímpicos Mundiais (seis vagas) e também por meio do ranking mundial: asseguram presença nos próximos Jogos as equipes mais bem posicionadas no ranking mundial da FIVB após a após a realização da Liga das Nações de 2024. 

Os Torneios Pré-Olímpicos ocorrerão entre setembro e outubro de 2023, com as 24 melhores equipes no ranking mundial. As duas melhores irão aos Jogos de Paris.

A entidade afirmou que será respeitado o princípio da universalidade na distribuição das vagas: terão prioridade os continentes sem nenhuma equipe classificada e também as seleções mais bem ranqueadas que porventura não tenham garantido vaga. 

O formato da competição  também foi alterado: a fase de grupos em Paris 2014 terá três chaves de quatro equipes em cada naipe - anteriormente eram apenas duas de seis. Avançarão às quartas de final os dois primeiros colocados em cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. O restante da competição seguirá como nas edições anteriores, com mata-mata nas quartas, semifinais e disputa de medalhas de bronze e ouro.

Vôlei de praia
O torneio masculino e feminio terá 24 equipes por gênero nos Jogos de Paris, e apenas duas seleção em cada naipe se classificarão à fase seguinte. A França, como anfitriã, já tem vaga garantida tanto no torneio feminino, quanto no masculino. As demais serão disputadas por Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), seguindo três critérios para qualificação, também seguindo o princípio da universalidade. Um cota das vagas está destinada aos vencedores masculino e feminino do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia deste ano.

Também garantirão presença em Paris 2024 as 17 equipes mais bem classificadas de acordo com o ranking olímpico (com base nas doze melhores performances como equipe), no  período de 1º de janeiro deste ano a 10 de junho de 2024. 

Por fim, também carimbará o passaporte rumo a Paris o vencedor de cada evento de Qualificação Continental de Vôlei de Praia. Serão ao todo cinco eventos, e a fase final deles ocorrerá entre 13 e 23 de junho de 2024.

De acordo com a FIVB, o formato da disputa olímpica do vôlei de praia não foi alterado e seguira o mesmo de Tóquio 2020.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram