Rolim de Moura,

Consultas Públicas Digitais nas áreas de saúde, educação e assistência social recebem 337 contribuições
Consultas públicas digitas tem a finalidade de obter contribuições da sociedade para processo de tomada de decisões das normas da administração estadual

Publicado 11/04/2022
Atualizado 11/04/2022
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A Ouvidoria-Geral do Governo de Rondônia, realizou a entrega das 337 contribuições provenientes das consultas públicas digitais, com o objetivo de ouvir as sugestões dos cidadãos rondonienses nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. As três consultas públicas digitais ficaram disponíveis para a população pelo período de 82 dias, entre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022.

De acordo com a ouvidora-geral, Etelvina Rocha, as consultas públicas digitais são mecanismos de participação social, não presencial, onde são discutidos temas relevantes de caráter consultivo, aberto a qualquer interessado, com o intuito de obter contribuições da sociedade para o processo de tomada de decisões das normas da administração estadual.

“Tratam-se de sugestões e opiniões dos cidadãos para a melhoria da gestão pública, ou seja, o gestor poderá utilizar esses dados para melhorar ainda mais os serviços públicos prestados aos cidadãos”, explicou a ouvidora.

Cidadãos de mais de 15 cidades de Rondônia puderam opinar sobre: tratamento de câncer infanto-juvenil no Estado; possível abandono e/ou evasão escolar na educação pública estadual e assistência social no auxílio à mulher vítima de violência doméstica.

Segundo a ouvidora-geral, foram 88 contribuições na área da Saúde, 147 da Educação e 102 na área da Assistência Social, além de mais de 150 sugestões escritas sobre as referidas áreas, das quais serão de grande utilidade para a administração pública.

“É uma ferramenta muito importante para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Com estes dados compilados, o presente relatório poderá ser material de referência à alta administração para formulação de políticas públicas e assim melhorar ainda mais a gestão pública”, detalha Etelvina Rocha.

A ouvidora disse ainda que consultas públicas digitais foram importantes instrumentos para que o Poder Executivo pudesse coletar informações dos cidadãos, e que estas consultas se somam aos demais serviços ofertados para que o cidadão possa participar da administração pública estadual.

O contato com a Ouvidoria-Geral pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos telefones 0800 647 7071; (69) 3216-1015; (69) 3212-8050. Ou, pelos canais que funcionam 24 horas por dia: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br e o site: fala.br/RONDÔNIA.

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