Rolim de Moura,

IFRO Rondônia publica nota no Facebook e ameaça paralisação após bloqueio de orçamento feito pelo governo federal
“Estudantes ficam ameaçadas com esse bloqueio, colocando em risco a finalização do ano letivo”

Por Redação
Publicado 02/06/2022
Atualizado 02/06/2022
A A

Em publicação feita ontem no Facebook, o Instituto Federal Rondônia (IFRO), com unidades em vários municípios do Estado, explicou a situação da instituição de ensino, após o Ministério da Educação reduzir em 21,75% seu orçamento para este ano.
 
O corte dos recursos pode levar a entidade a paralisar aulas em todos os seus campi em Rondônia, inclusive nos dois que funcionam no Cone Sul do Estado: Colorado do Oeste e Vilhena. LEIA ABAIXO, na íntegra, a nota publicada nas redes sociais.
 
O Instituto Federal Rondônia (IFRO) vem a público informar que houve bloqueio de 21,75% do seu orçamento de custeio. O bloqueio foi realizado no último dia 27 de maio pelo Ministério da Educação (MEC) e resultou da decisão do Governo Federal de contingenciar 14,5% do orçamento da Educação em 2022, sem aviso prévio nem diálogo com as instituições.
 
É importante destacar que, nos últimos anos, os Institutos e as Universidades Federais já vêm sendo fortemente penalizados com a redução de orçamento, especialmente de recursos para investimento em equipamentos e infraestrutura, comprometendo, de forma significativa, a capacidade de oferta e a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão.
 
É necessário reforçar que essa decisão inviabilizará o funcionamento pleno do Instituto no exercício 2022, visto que o valor disponível após o bloqueio não é suficiente nem mesmo para a manutenção dos contratos continuados, tais como serviços de limpeza, segurança e energia elétrica.
Esse bloqueio orçamentário implica, portanto, em severos prejuízos aos serviços prestados à sociedade pela instituição, incluindo a concessão de bolsas para estudantes e a ofertas de cursos de formação e qualificação profissional (FIC). Ações e programas de capacitação de servidores serão suspensos. Até mesmo atividades básicas para o funcionamento dos campi, como a aquisição de insumos e materiais para aulas práticas, realização de visitas técnicas e aquisição de gêneros de alimentação para estudantes ficam ameaçadas com esse bloqueio, colocando em risco a finalização do ano letivo.
 
Na tentativa de reverter esse bloqueio e evitar que esse cenário desolador se consolide em nossas instituições, a gestão do IFRO, em conjunto com o Conselho de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF), conclama a todos e todas para, juntos - instituições e sociedade-, exigirmos do Governo Federal a revisão dessa medida.
 
Em defesa desse modelo de educação, continuaremos atuando para que o orçamento aprovado na Lei Orçamentária seja disponibilizado em sua integralidade.

CLIQUE AQUI e leia a nota completa no Portal do IFRO
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram