Rolim de Moura,

Apenas 15% das crianças tomaram a vacina contra poliomielite em Rondônia
As crianças de 3 anos têm o menor índice de cobertura vacinal registrado no estado.

Por Redação
Publicado 08/09/2022
A A

A campanha de vacinação contra poliomielite começou no dia 8 de agosto em Rondônia. A meta é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos, mas só 15,04% foram vacinadas até o início de setembro, segundo informado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Em Rondônia o público-alvo da campanha é composto por 110.150 crianças, mas até o momento, foram aplicadas 17.300 doses nos pequenos de 1 a 4 anos.

Ainda segundo dados divulgados pela Agevisa as crianças com 1 ano de idade são as que mais tomaram doses contra a poliomielite (18,02%). Já as crianças de 3 anos têm o menor índice de cobertura registrado no estado (13,80%).

A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

"Precisamos que os pais levem os filhos para vacinar, é importante manter o cartão de vacinas atualizado, não só contra a poliomielite. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos", informou o coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa.

Campanha prorrogada
Por causa dessa baixa cobertura vacinal contra a doença, o Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro em todo o país. O prazo inicial da campanha que começou em 8 de agosto era até esta sexta-feira (9).

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.

O Ministério prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece de maneira conjunta à da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização de caderneta de vacinação das crianças pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO