Rolim de Moura,

Defesa Civil Nacional alerta sobre tempestades no centro-sul do país
Litorais do RS e de SC correm maior risco devido a ventos fortes

Publicado 06/10/2022
A A

Tempestade no Sul, com fortes rajadas de vento entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A “forte tempestade” que tem atingido também parte de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e sul de Goiás e Mato Grosso, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Diante da situação, a Defesa Civil Nacional divulgou uma nota, na qual orienta os moradores a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando SMS com o CEP do local onde moram para o número 40199. “Em caso de desastre, a população receberá um aviso”, informou.

Outra recomendação é para as pessoas ficarem atentas aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia.

Tempestades
Segundo o Inmet, a situação climática decorre da formação de um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai, associado ao calor e à umidade. As tempestades seguirão em todo o Sul do país e, “de maneira ainda mais ampla, nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo”.

Sul de Goiás e Mato Grosso, bem como sul e sudoeste de Minas Gerais, também serão afetados.

No oeste, centro e no norte do Rio Grande do Sul, o volume de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros (mm) ainda hoje (6). Em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado deverá ficar em torno de 80 mm, explicou o instituto.

“A previsão indica ventos fortes, com rajadas em torno de 100 km/h, ao longo da faixa litorânea (área um pouco maior do que o litoral) do Rio Grande do Sul e ao sul da faixa litorânea de Santa Catarina”, acrescenta.

Rajadas de vento
Para a sexta-feira (7), a expectativa é que, com a baixa pressão atmosférica, o corredor de umidade resulte em uma frente fria, que, associada a um ciclone extratropical, vai provocar “fortes rajadas de vento, principalmente, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e, também, no interior do Paraná, de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, mas com menor intensidade”.

Além da Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás e grande parte do Mato Grosso também serão afetados. A previsão, para esta sexta-feira, indica “chuva contínua no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, grande parte de São Paulo e sul de Minas Gerais, com volumes em torno de 70 mm”.

Medidas preventivas
A Defesa Civil sugeriu algumas medidas preventivas a serem adotadas pela população nessas situações de instabilidade climática. Uma delas é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

“Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situação de grande perigo confirmado, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, diz o alerta.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram