Rolim de Moura,

Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares de Rondônia da etapa Paralímpica acontecerá em Porto Velho

Por Redação
Publicado 07/10/2022
A A

Nesta quinta-feira, às 19h30, Rondônia realiza a abertura da 34ª edição dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer pela Fase Estadual da etapa Paralímpica, no Ginásio Esportivo Cláudio Coutinho. O evento contará com a presença das escolas participantes, em que é esperado mais de 748 estudantes paratletas e membros da staff (equipe técnica) participando das 8 modalidades disputadas.

O Joer tem por finalidade aumentar a participação nas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas em todas as instituições de ensino do Estado e promover a ampla mobilização da juventude estudantil rondoniense em torno do esporte. Como ainda utilizar seus valores, tendo como uma ferramenta de inclusão e transformação social dos estudantes de Rondônia e selecionar representantes estaduais para evidenciar o Estado de Rondônia nos eventos nacionais.

“A expectativa para essa edição é de que os jogos tenham um bom nível técnico, e que os estudantes e professores estejam motivados após dois anos sem atividades”, destaca o titular da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar – Gefecee, Expedito Ferreira Santana.

MODALIDADES PARALÍMPICAS

No total, são oito modalidades. Sendo que a Bocha é dividida em bocha convencional e bocha adaptada.

  • Atletismo: a modalidade é destinada aos estudantes atletas com deficiência visual, intelectual, paralisia cerebral, anões e pessoas de baixa estatura, dentre outras;
  • Bocha (convencional e adaptada): a modalidade é destinada aos estudantes com paralisia cerebral ou outras deficiências severas, como distrofia muscular;
  • Futsal: destinada a estudantes atletas com deficiência física, intelectual, cerebral e auditiva;
  • Judô: destinada aos estudantes atletas com deficiência visual e cegos;
  • Natação: nadadores com deficiência visual, intelectual, com síndrome de down e com limitações físico-motoras;
  • Tênis de mesa: participarão estudantes atletas cadeirantes, andantes, com deficiência intelectual e ou síndrome de down.
  • Futebol de 5: É o futebol adaptado para deficientes visuais (aqueles com baixa visão) e cegos.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: portalp1