Rolim de Moura,

IPPA: Índice recua em outubro

Por Cepea
Publicado 22/11/2022
A A

Em outubro, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) caiu 1,5% em relação a setembro, em termos nominais, influenciado pelas quedas observadas para o IPPA/Cana-Café, o IPPA/Pecuária e o IPPA/Grãos, cujas variações negativas foram de, respectivamente, 4,9%, 2,4% e 1,3%. Já o IPPA/Hortifrúti avançou 13,1%. O resultado do IPPA/Pecuária se deveu à queda dos preços nominais do leite, do frango vivo, do boi gordo e dos ovos.

No caso do leite, a baixa esteve atrelada ao enfraquecimento da demanda e pelo aumento da oferta, seja em função do incremento da produção ou do aumento das importações. No caso das carnes avícolas e bovinas, a pressão sobre os valores veio sobretudo do crescimento da oferta de animais. No grupo IPPA/Grãos, houve recuos dos preços do algodão em pluma e da soja, como reflexo do observado no mercado externo. Quanto ao resultado do IPPA/Cana-Café, se deveu à queda dos preços de ambos os produtos.

Especificamente no caso do café, o clima favorável vem gerando expectava de boa produção e, consequentemente, quedas nos preços. Por fim, em sentido oposto, tem-se o resultado altista observado para o IPPA/Hortifruti, devido ao comportamento dos valores do tomate, da banana, da batata, da uva e da laranja. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou queda de 0,7% – logo, de setembro para outubro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea