Rolim de Moura,

MANDIOCA: Em 2023, desafio do setor ainda será a restrição de oferta

Por Redação
Publicado 09/01/2023
A A

A disponibilidade de mandioca no Brasil deve ficar abaixo das expectativas dos agentes do mercado. Os custos elevados e a menor rentabilidade da cultura perante outras atividades concorrentes em área limitaram o avanço do plantio. Para agravar, no segundo semestre de 2022, o clima adverso prejudicou o desenvolvimento das lavouras, o que pode reduzir a produtividade. 

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada com mandioca no Brasil deve recuar 0,3% e a produção deve totalizar 18,4 milhões de toneladas, com pequeno aumento de 0,9% frente ao ano anterior. Com limitada oferta de matéria-prima, parece haver pouco espaço para quedas expressivas nos preços de comercialização da raiz de mandioca.

 A baixa disponibilidade de matéria-prima também deve limitar a produção de fécula e derivados em 2023. Assim, é de se esperar que a disponibilidade destes derivados atenda especialmente à demanda doméstica, sem muitas possibilidades de aberturas de novos mercados internacionais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea