Rolim de Moura,

Sebrae e governo de Rondônia convergem ações para o desenvolvimento do ecossistema de inovação
Especialista afirma que a capital tem um grande potencial de crescimento na maturidade tecnológica

Por Redação
Publicado 30/01/2023
A A
Foto: Assessoria

O Sebrae elaborou o Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Porto Velho em 2022, que é um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Na última quinta-feira (26), o Sebrae participou de uma reunião com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para apresentação do plano.  

Estavam presentes a Diretoria Executiva do Sebrae, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, e o Conselho Deliberativo do Ecossistema Local de Inovação (ELI). 

“Com o lançamento do plano de ecossistema será possível alinhar estratégias e desenvolver políticas públicas mais eficazes para o setor de inovação e tecnologia. Com o alinhamento mais próximo com o governo do estado, essas ações serão mais efetivas”, afirmou o diretor superintendente, Clébio Billiany de Mattos.  

O mapeamento contou com quatro workshops, mais de 30 participantes, cerca de 20 instituições e mais de 30 horas de trabalho. Foram realizadas a identificação dos setores primários, a caracterização do ecossistema e a elaboração de um plano de ação. Também foi identificado o mapa de atores e feito o diagnóstico do nível de maturidade como inicial.  

Segundo o vice-governador Sérgio Gonçalves, o Ecossistema Local de Inovação prevê ações conjuntas para o fortalecimento da inovação no município: “O governo de Rondônia aplicou nos últimos anos R$ 80 milhões em projetos que estão em execução ou já foram executados, entre eles está a incubadora Hub RO, instalada em Porto Velho”.   

O documento passou por diversas etapas de elaboração e está na de implementação, seu principal objetivo é servir como um norteador do potencial de inovação da capital. Para a implementação efetiva do plano, em novembro de 2022 foi instalado o Conselho Deliberativo responsável pelo processo sustentável e de longo prazo para que haja as transformações necessárias para aumentar o grau de maturidade do ecossistema. 

Leandro Dill é o presidente do Conselho Deliberativo do ELI e diretor de Tecnologia da Agência de Desenvolvimento da Prefeitura de Porto Velho. “O ecossistema definiu como setores prioritários na capital o agronegócio, a bioeconomia e a saúde. O grau de maturidade tecnológica de Porto Velho nesses três setores ainda está no nível inicial, mas temos potencial para crescer muito mais”, garantiu o presidente.   

O Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Porto Velho está disponibilizado no endereço https://atendimento.sebrae.ro/. Acesse e confira em detalhes todo o processo e seus resultados.  

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Sebrae