Rolim de Moura,

Anatel libera sinal 5G em cidade de Rondônia
Liberação da faixa não significa que as redes serão instaladas de imediato na localidade, já que a instalação "depende do planejamento individual de cada prestadora".

Por Redação
Publicado 28/02/2023
A A

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou, desde segunda-feira (27), a transmissão do sinal 5G puro em Candeias do Jamari (RO), município que fica cerca de 22 km de Porto Velho, onde o sinal já é liberado.

Mas para que o sinal de fato funcione, as prestadoras que adquiriram lotes poderão solicitar à Anatel “o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz”.

Segundo a Anatal, a liberação da faixa não significa que as redes serão instaladas de imediato na localidade, já que a instalação "depende do planejamento individual de cada prestadora".

Transmissões na TV aberta
De acordo com a Anatel, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

O que é o 5G e como acessar
O 5G - ou quinta geração de internet móvel - promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.

Processo de ativação
Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, conclua:

  • A instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • A instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite; e
  • Inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

Após a conclusão, testes são feitos e, caso não haja interferências, a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO