Rolim de Moura,

CBF exige mínimo de seis clubes em competições estaduais após reformulação do RGC
Novo Regulamento Geral de Competições impacta critérios de participação em campeonatos nacionais.

Publicado 30/03/2023
A A

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou recentemente uma reformulação do Regulamento Geral de Competições (RGC), que estabelece mudanças nos critérios de participação dos clubes em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A partir de 2023, o novo RGC passa a reconhecer apenas competições estaduais com a participação mínima de seis clubes.

Um exemplo prático dessa mudança são as competições de futebol feminino. A partir de 2023, os torneios estaduais devem contar com pelo menos seis clubes, sendo quatro deles profissionais. Devido à desistência de uma equipe de Rondônia no estadual de 2022, o estado não terá representante no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 em 2023.

O novo Regulamento Geral de Competições 2023 inclui o seguinte trecho:

“Art. 25 – [...] tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por, no mínimo, 6 (seis) Clubes, sendo ao menos 4 (quatro) Clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação”

“Parágrafo 2º – Em caso de desconformidade ou descumprimento dos critérios técnicos de atribuição de vaga para participação e de requisitos dos torneios seletivos previstos no presente regulamento, caberá sempre à CBF a definição da atribuição da vaga”

Essa reformulação visa elevar o nível técnico das competições e garantir maior representatividade nos campeonatos nacionais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram