Rolim de Moura,

Bittar critica pedido do rei Charles III a Lula sobre preservação da Amazônia

Por Redação
Publicado 10/05/2023
A A

Em pronunciamento no Plenário nessa terça-feira (9), o senador Marcio Bittar (União-AC) disse estar preocupado com os rumos que o país tem tomado sobre a preservação da Amazônia. Segundo o parlamentar, o Brasil historicamente tem se submetido a um "grau de submissão" diante de outras nações. O senador citou a recente viagem do presidente Lula à Inglaterra para a coroação do rei Charles III e as declarações do presidente brasileiro após encontro com o monarca.

 — O presidente vai à Inglaterra, e eu achei super estranho que ele próprio gostou de dizer à imprensa brasileira que a primeira coisa que o rei Charles pediu foi para ele cuidar da Amazônia. A Europa, a Inglaterra não tem moral nenhuma para tocar nesse assunto. Nós preservamos 66% do território nacional; a Inglaterra, da vegetação nativa, tem 10% — disse.

Bittar também destacou que o Brasil é 34 vezes maior que o Reino Unido, mas emite menos CO2 no meio ambiente. O senador disse se sentir ofendido, pois deseja ter o país “livre e independente, mandando no seu próprio destino”. E ressaltou que o Brasil tem mais leis de preservação ambiental do que o Reino Unido, enquanto eles desconhecem delimitações de área de preservação permanente (APP).

O senador, no entanto, criticou o percentual de terras protegidas no Brasil que, no caso da Amazônia, pode chegar a 80%, "o que é um crime, uma lei que só existe no Brasil".

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram