Rolim de Moura,

Emater Rondônia incentivará práticas de tecnologia sustentável para agricultores familiares na Rondônia Rural Show

Por Redação
Publicado 12/05/2023
Atualizado 12/05/2023
A A

Há 11 dias do início da Rondônia Rural Show Internacional, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO se prepara para apresentar o que há de melhor em tecnologia sustentável à agricultura familiar. A vitrine tecnológica está sendo instalada para receber o público interessado em produzir com sustentabilidade, e garantir renda com economia e lucro na produção. A 10ª Rondônia Rural Show Internacional será realizada no período de 22 a 27 de maio.

Marcando presença em todas as edições, a Emater/RO traz para esta edição, diversas iniciativas inovadoras, com foco na sustentabilidade. Entre elas, destacam-se a estação agroecológica, produção de alimentos, aspectos sociais da fitoterapia, proteção e recuperação de nascentes, sistemas agroflorestais, produção de biogás; além dos programas e projetos do Governo Estadual voltados à família rural. Todas as iniciativas poderão ser visitadas na Vitrine Tecnológica e contar com orientação dos extensionistas, para que os produtores possam conhecer cada atividade.

Para o governador Marcos Rocha, esta é uma excelente oportunidade para mostrar que em Rondônia, o agronegócio continua crescendo de forma sustentável, o que desperta o interesse dos agricultores e abre as portas para o mercado internacional.

“A Feira é uma excelente oportunidade para apresentar Rondônia ao mundo dos negócios, isso ajudará a fomentar o desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Na estação agroecológica, o visitante terá a oportunidade de conhecer um biodigestor, que é uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, que é um adubo rico em nutrientes. O extensionista Rafael Cidade, responsável pela organização do estande da Emater durante o evento, explica que a adoção deste equipamento deve economizar energia elétrica e substituir o gás de cozinha.

Na produção de alimentos, a Emater/RO estará mostrando a hidroponia, uma tecnologia já praticada por muitos agricultores, que otimiza os espaços, o manejo, e ajuda a controlar a infestação de pragas e doenças, porém, o diferencial é que a água que circula essa atividade será movida por placas de energia solar. A energia também será utilizada na atividade de aquaponia, onde será desenvolvida a produção de hortaliças, com água de resíduos das rações utilizadas nos tanques de piscicultura.

O diretor-presidente da Emater/RO, Luciano Brandão tem acompanhado as instalações das atividades da Emater no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, onde será realizado o evento, e enfatiza que as políticas públicas do governo voltados à agricultura familiar têm fortalecido muito as famílias que vivem no campo. “O movimento que a Feira vem tendo ao longo desses últimos anos, demonstra por si só, a grandeza e a relevância da Rondônia Rural Show para o Estado, e neste ano não será diferente”, enfatizou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram