Rolim de Moura,

Cooperativa indígena valoriza produção sustentável na Rondônia Rural Show
José Palahv Gavião destaca a importância da Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Indígena na feira

Por Redação
Publicado 25/05/2023
A A
FOTO: Ji-Paraná Notícias

Na Rondônia Rural Show, a movimentação tem sido intensa, e a Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Indígena, Terra Indígena Igarapé Lourdes, marca presença com um estande bem montado e uma equipe dedicada. O presidente, José Palahv Gavião, destaca a importância da cooperativa na valorização da sociobiodiversidade e na geração de renda para os cooperados.

Com foco na castanha, açaí, borracha, artesanatos e sementes florestais, a cooperativa busca um mercado fixo para comercializar seus produtos, visando agregar valor e ajudar a comunidade. A coleta anual de castanhas chega a 150 toneladas, e a produção de açaí também é expressiva. No entanto, o desafio ainda é encontrar um comércio estável e superar obstáculos logísticos.

A Terra Indígena Igarapé Lourdes, onde a cooperativa atua, está localizada a cerca de 60 km de Ji-Paraná. A falta de um mercado fixo e as dificuldades no transporte até a cidade são alguns dos desafios enfrentados. José ressalta a importância de trazer os produtos da aldeia para a cidade e busca apoio para expandir o mercado.

A presença da cooperativa na Rondônia Rural Show é um marco, sendo a primeira participação da cooperativa. No estande, além dos produtos mencionados, também há artesanatos de copaíba e banana. José convida a todos para conhecerem a maloca e os produtos da cooperativa, ressaltando o trabalho conjunto das associações indígenas e a luta para levar seus produtos de grande potencial para o Brasil e além das fronteiras.


 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram