Rolim de Moura,

Quem visitar a 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional não pode deixar de visitar a Vitrine Tecnológica da Emater e conhecer a Aquaponia

Publicado 25/05/2023
Atualizado 25/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Pra entender a Aquaponia, é a combinação de duas práticas: a aquicultura, que trata da produção de organismos na água, e a hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo. 

Neste caso apresentado pela Emater na Vitrine Tecnológica na Rondônia Rural Show Internacional, o que está sendo proposto é a criação de peixes juntamente com a produção de plantas, neste caso hortaliças.

Conforme a Bruna Temponi, uma das entusiastas desse método, o qual dá os primeiros passos no Estado de Rondônia, a criação de peixes e verduras pode ser uma prática sustentável e saudável. 

Funciona assim: os peixes são colocados dentro de um tanque e alimentados com ração própria para eles. Com isso, os animais acabam produzindo dejetos que são misturados à água e bombeados em direção a um filtro capaz de limitar as impurezas sólidas e permitir apenas a passagem da água, que, com o trabalho das bactérias, fica repleta de nutrientes.

É essa água repleta de nutrientes que é enviada para as plantas, fazendo com que elas se desenvolvam de forma rápida e saudável. Após passar pelas plantas essa água é filtrada, oxigenada e devolvida em ótimas condições para o tanque onde se encontram os peixes. Um ciclo fechado que traz benefício para ambas as produções. 

Esse tipo de produção ainda não é amplamente conhecido no Estado de Rondônia, onde poucas pessoas usam, mas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais a Aquaponia já é mais difundida com um maior número de pessoas usando.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram