Rolim de Moura,

Governo de Rondônia assina Termo de Cooperação com ABCZ para melhoramento genético do rebanho bovino

Por Redação
Publicado 26/05/2023
A A

Esta semana, no bojo das atividades e decisões tomadas durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show, o governador Marcos Rocha, acompanhado do secretario de Estado da Agricultura – Seagri, dos presidentes da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia e da Agência de vigilância agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, assinou contrato de renovação do acordo celebrado entre o Estado e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, para a capacitação de técnicos e produtores na seleção de reprodutores para melhoria genética do rebanho bovino.

O rebanho bovino rondoniense supera em mais de dez vezes o número de habitantes do Estado, e é composto, principalmente, por animais das raças Nelore e Girolando, ambas consideradas raças zebuínas, pela ABCZ. O objetivo do acordo renovado, é estimular o desenvolvimento genético através da seleção de reprodutores dentro do próprio rebanho na propriedade ou da aquisição de touros em fazendas especializadas no melhoramento genético das raças.

A ABCZ oferece aos produtores e técnicos rondonienses, entre outras coisas, treinamentos para uma escolha assertiva de reprodutores, através do método Epmuras, que consiste em um conjunto de técnicas para a seleção de animais capazes de reproduzir as características desejadas pelo criador, para a melhoria genética do rebanho.

O governador Marcos Rocha considerou que, “tudo que vem para beneficiar especialmente o pequeno produtor, o Estado está à disposição para cooperar com os parceiros. É com esse propósito que estamos aqui, assinando esse Termo de Cooperação”, enfatizou.

Uma das principais atividades previstas no acordo, é a realização das Feiras Pró-Genética, que têm a Emater/RO como elemento fundamental na sua organização, com foco no pequeno produtor. “É a democratização do melhoramento genético do rebanho”, salientou Luciano Brandão, presidente da Emater/RO.

As autoridades rondonienses assinaram o documento de cooperação juntamente ao diretor da ABCZ, Alexandre Martendal, ratificando o interesse do Governo em facilitar o desenvolvimento da pecuária de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram