Rolim de Moura,

Boato de Ouro em Colniza, MT, Leva Multidão a Invadir Sítio Arqueológico
Caçada ao ouro devido a boato resulta na descoberta de um sítio arqueológico em Colniza, no interior de Mato Grosso

Publicado 01/06/2023
A A

Um rumor sobre uma suposta pedra de ouro em Colniza, Mato Grosso, levou mais de 200 pessoas a escavarem uma área de obras, transformando-a em um frenesi de caça ao tesouro. O local, conforme declarado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), não contém ouro, mas é um sítio arqueológico contendo vestígios de civilizações antigas.

O boato surgiu no domingo (28) quando os trabalhadores encontraram algo que acreditaram ser ouro durante uma obra de asfaltamento. Rapidamente, a notícia se espalhou entre os 39 mil habitantes da cidade, resultando em uma grande aglomeração no local. Entretanto, ao invés de ouro, foram descobertos artefatos antigos de barro.

A prefeitura foi questionada sobre a implementação de medidas de fiscalização, mas o prefeito informou que não acionaria as forças de segurança para interromper as escavações. A área de aproximadamente 500 metros foi isolada pela fiscalização ambiental devido à proibição de escavações no local.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) afirmou estar atuando, em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para a remoção das pessoas que ocupam o local de maneira irregular. Os itens encontrados serão recolhidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também já foi acionado. A obra só prosseguirá após a liberação do Instituto. A legislação federal proíbe a exploração econômica ou destruição de jazidas arqueológicas, estabelecendo multas para tais crimes que variam de R$ 10 a R$ 50 mil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram