Rolim de Moura,

Combate ao trabalho infantil é tema de debate em comissão
A estimativa é que o trabalho infantil atinja quase 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil

Por Redação
Publicado 15/06/2023
A A

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (15) o combate ao trabalho infantil. O debate atende a pedido do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).

O deputado cita dado do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que informa que o trabalho infantil atinge quase 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Há mais de 440 mil crianças e adolescentes trabalhando na agricultura familiar e mais de 83 mil meninas, prioritariamente, envolvidas com trabalho infantil doméstico, segundo o Fórum.

"Dos dados apresentados, facilmente confirmados em sítios oficiais que abordam o tema, destacamos os números exacerbados que envolvem o tema e como eles se desdobram em outros problemas que exigem atenção: o envolvimento de menores com prostituição, com o tráfico de drogas e a estagnação de políticas públicas que garantam a adequada capacitação de menores para ingresso vindouro no mercado de trabalho", afirma o Túlio Gadêlha.

Foram convidados, entre outros:
- a desembargadora do TRT da 9ª Região (PR), gestora Nacional para a Região Sul do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Rosemarie Diedrichs Pimpão;
- a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ana Maria Villa Real; e
- a auditora do Ministério do Trabalho, Denise Natalina Brambilla González.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram