Rolim de Moura,

Comissão vai debater impacto das plataformas de aplicativos no mercado de trabalho

Por Redação
Publicado 22/06/2023
A A

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados debate em audiência pública, nesta na quinta-feira (22), os impactos da atuação de plataformas digitais nas condições de trabalho, as transformações do mundo do trabalho e a criação de alternativas legislativas e de políticas públicas para garantir dignidade na prestação desses serviços.

O debate atende a requerimento da deputada Denise Pessôa (PT-RS). Ela destaca que o Brasil tem visto o aprofundamento de males reais nas condições de trabalho com novas formas precarizantes de contratação, e sendo desafiado a esse fenômeno crescente de realização de trabalho por aplicativos.

"Diversas cidades têm se mobilizado para lidar com o trabalho plataformista, registrando as demandas dos interessados na regulação dessa modalidade, tanto de empresas quanto da classe trabalhadora, sobretudo de entregadores e motoristas vinculados a aplicativos", afirma.

Foram convidados, entre outros:
- o procurador do Trabalho e Coordenador Nacional do Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tadeu Henrique Lopes da Cunha;
- a coordenadora de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Estela Aranha;
- o diretor Técnico Departamento Intersindical de Estatística e Estudos  Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), André Porto; e
- a professora e pesquisadora da Tributação das Plataformas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Tathiane Piscitelli.

O debate será realizado às 9h30, no plenário 12.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram