Rolim de Moura,

Alice Portugal é escolhida relatora da MP que reajusta salário dos servidores do Executivo federal
Comissão mista que vai analisar a medida foi instalada nesta quarta-feira

Por Redação
Publicado 22/06/2023
A A

Foi instalada nesta quarta-feira (21) a comissão mista que vai analisar a Medida Provisória 1170/23, que reajusta o salário de todos servidores civis do Executivo federal em 9%. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi eleito para presidir os trabalhos. Já a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) será a relatora da MP.

O texto também aumenta em 43% o valor do auxílio-alimentação, que passa de R$ 458 para R$ 658 mensais.

Alice Portugal informou que já foram apresentadas 56 emendas à MP. Por isso, ela adiantou que a comissão deverá realizar audiência pública para ouvir os autores das propostas de alteração e algum segmento que também queira discutir o tema.

A relatora considera, no entanto, que o texto será facilmente aprovado. "É uma medida provisória positiva, esperada pelo serviço público depois de tantos anos de aguardo por um reajuste”, afirmou.

Ajuste no percentual
O senador Marcelo Castro lembrou que a proposta de Orçamento para este ano previa reajuste de 9% somente para os servidores do Judiciário e do Legislativo. Para quem atua no Executivo, a previsão seria conceder um aumento 4,5%.

O senador, que já foi relator do Orçamento, afirmou considerar essa diferença injusta, uma vez que o Executivo “tradicionalmente tem salários menores” que os demais Poderes. Por isso, disse ter trabalhado para conceder a mesma correção salarial a todos, medida providenciada pelo governo na proposta analisada agora pelo Congresso.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram