Rolim de Moura,

Basquete: Brasil encara EUA à noite por título inédito na AmeriCupW
Ao avançar à final, equipe conquistou vaga para o Pré-Olímpico Mundial

Por Redação
Publicado 10/07/2023
A A

A seleção brasileira feminina está a apenas uma vitória de conquistar o título inédito da AmeriCup, a Copa América de Basquete, em León (México). Invicta na competição, a equipe comandada pelo técnico José Neto encara os Estados Unidos na final, a partir das 21h30 (horário de Brasília) deste domingo (9). As seleções já se enfrentaram no quarto e último jogo da  primeira fase, e as brasileiras levaram a melhor sobre as norte-americanas por 67 a 54. Além de avançar à final ao vencer Porto Rico na semi por 85 a 74 na noite de sábado (8), o Brasil ficou mais perto dos Jogos de Paris 2024 ao garantir vaga direta no Pré-Olímpico Mundial.

Pelos critérios da Federação Internacional de Basquete (Fiba), o campeão da AmeriCupW garantiria vaga direta na competição classificatória à Paris. Como os Estados Unidos já estão assegurados em Paris, mesmo em caso de revés do Brasil nesta noite, o país permanece com a vaga no Pré-Olímpico Mundial. Ao todo, serão 10 vagas em disputa por um total de 14 equipes. Além dos Estados Unidos, a França também carimbou o passaporte para Paris 2024 por sediar o evento. 

“Estamos muito felizes pela classificação para a final, mas viemos para sermos campeões. As jogadores não desistiram da partida em momentos algum. Não perderam a cabeça. Fomos para o intervalo atrás, mas em todos os momentos nós tivemos a mente positiva de que iríamos buscar a virada e a vitória. Elas estão de parabéns, o corpo técnico do Brasil também, que trabalhou muito para que a Tainá pudesse estar em quadra. É descansar e preparar para a decisão - disse o técnico José Neto em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). 

Na vitória contra Porto Rico na semifinal, as maiores pontuadoras foram a ala/pivô Damiris (24 pontos/ cinco rebotes), a ala/armadora Tainá (17 pontos/três rebotes), a ala Emanuely (13 pontos), e a pivô Kamilla (oito pontos/quatro rebotes).

"Sei que tenho um papel muito importante para o Brasil, mas temos grandes jogadoras que podem ajudar quando precisamos. Estou ciente da minha responsabilidade, mas sei que minhas companheiras também podem dar conta do recado - disse Damiris, após a classificação à final. 

O Brasil subiu ao pódio nas duas últimas edições da AmeriCupW: em ambas foi medalha de bronze. Além da vaga ao Pré-Olímpico Mundial, a competição distribui quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas, ainda este ano. 

De olho em Paris 2024
A Olimpíada reunirá apenas 12 seleções femininas. Duas vagas já estão definidas: uma dos Estados Unidos, por conta do título mundial, e a da França por ser o país-sede. Mesmo classificados, os dois países disputarão as competições qualificatórias. O Pré-Olímpico Mundial, que distribuirá 10 vagas, ocorrerá no primeiro semestre de 2024, em quatro torneios com quatro times cada (quatro das Américas, dois da África, quatro da da Ásia e seis da Europa). Os três melhores de cada torneio irão a Paris 2024. Os grupos que tiverem França e EUA darão 2 vagas, já que os dois estão garantidos. 

Resultados do Brasil na AmeriCupW
Primeira fase 

1 de julho - Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho - Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho - Brasil 56 x 55 Argentina

4 de julho - Brasil 67 x 54 EUA

Quartas de final

7 de julho - Brasil 83 x 61 México

Semifinal

8 de julho -Brasil 85 x 74 Porto Rico

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram