Rolim de Moura,

Comissão debate concessão de bolsas integrais para universitários de baixa renda

Por Redação
Publicado 10/08/2023
A A

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (10), proposta que cria o Programa de Apoio ao Estudante da Educação Superior (PL 2961/22). O projeto altera a Lei do Fies.

O deputado Átila Lira (PP-PI), que é relator do projeto de lei e propôs o debate, explica que o texto em análise prevê a concessão de bolsas integrais para estudantes integrantes de famílias com renda per capita mensal de até um salário mínimo e meio, e bolsas parciais de 50% para estudantes integrantes de famílias com renda per capita mensal de até três salários mínimos.

Ele acrescenta que a proposição estabelece que o valor da bolsa integral deve corresponder, em cada curso, ao valor anual ou semestral dos encargos educacionais praticados pelas instituições de ensino superior em cujo curso o estudante beneficiário estiver regularmente matriculado. " A audiência pública tem o propósito de ampliar o debate para uma melhor compreensão do tema", afirma.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier;
- o diretor de Política Regulatória do Ministério da Educação, Paulo Augusto Meyer; e
- a diretora substituta de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sylvia Cristina Toledo Gouveia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram