Rolim de Moura,

Método Canguru utilizado pela UTI neonatal do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro fortalece vínculo entre pai e bebê

Por Redação
Publicado 12/08/2023
Atualizado 12/08/2023
A A
Foto: Daiane Mendonça

O Método Canguru é uma iniciativa para tratamento humanizado com o bebê prematuro, onde a família auxilia no processo de recuperação e no fortalecimento do vínculo familiar com o recém-nascido. A forma de tratamento do Sistema Único de Saúde – SUS é utilizada pela UTI neonatal do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, e vem ajudando na melhora de vários bebês que se encontram em internação na unidade.

Amaury Barbosa, pai de Gabrielle, bebê prematuro de 29 semanas, e que realiza o método canguru, contou sobre a sensação, afirmando que, “é um sentimento inexplicável, só de ficar perto dela, sentir seu coração e poder dar esse calor humano que ela necessita, fico feliz e honrado por saber que ela está recebendo o melhor tratamento para sua melhora”. Segundo o Ministério da Saúde – MS, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva, favorece o vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.

 O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou sobre a importância do método, “além do cuidado dos profissionais, a participação da família mostra o quanto é decisivo na melhora do bebê”. Após o tratamento o bebê só recebe alta completa quando atinge 2,5 kg. A primeira etapa tem início ainda no pré-natal da gestação de alto risco, tendo continuidade na internação do recém-nascido pré-termo na Unidade Neonatal. Os pais têm livre acesso à Unidade e são encorajados a tocar no bebê para, a seguir, colocá-lo na posição canguru.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU

– Menor tempo de internação do bebê;
– Oxigenação adequada;
– Aumento da temperatura do corpo e estabilidade;
– Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono;
– Diminuição do choro;
-Aumento do aleitamento materno;
– Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família;

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram