Rolim de Moura,

Rondônia participa do Encontro Nacional de Gestores da Cultura para fortalecer políticas culturais no Brasil

Por Redação
Publicado 15/08/2023
Atualizado 15/08/2023
A A
Foto: Juliana Nobre

O cenário cultural brasileiro ganha destaque com o início do 1º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, em Vitória (ES), que acontece na segunda-feira, (14) e terça-feira, (15). Representantes de todos os estados do Brasil estão reunidos neste evento, e o Governo de Rondônia marca presença, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer – Sejucel. O encontro reúne gestores municipais, estaduais e federais, bem como entidades representativas, em um esforço conjunto para fortalecer as políticas públicas culturais. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult do Espírito Santo, em colaboração com parceiros engajados.

Sob o tema “Cultura: Uma Estratégia para o Brasil”, o encontro evidencia a importância estratégica da cultura como um elemento transversal, capaz de inspirar abordagens criativas para enfrentar os desafios atuais do país.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes ressaltou o compromisso de fortalecer os esforços na proteção das riquezas culturais de Rondônia. “A cultura desempenha um papel central na construção de uma nação. Estamos no evento para aprender, compartilhar e fortalecer nossos esforços em proteger a riqueza cultural de Rondônia e do Brasil como um todo, é o comprometimento do Governo do Estado com nossos artistas”, destacou.

No mesmo contexto, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes enfatizou, “a pluralidade cultural brasileira é um tesouro. A cultura é uma ponte poderosa, capaz de transformar, emancipar e gerar renda. Defendo que a cultura seja encarada como uma política de estado, pois molda nossa identidade e fortalece nossa nação”. ressaltou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram