Rolim de Moura,

Comissão debate Plano Nacional da Juventude Negra Viva

Por Redação
Publicado 17/08/2023
A A

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (17) para discutir o Plano Nacional da Juventude Negra Viva. O debate atende a requerimento da deputada Luizianne Lins (PT-CE), que é presidente do colegiado.

Ela destaca que, em março, a Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial para a formulação do Plano Nacional Juventude Negra Viva, que visa contribuir com a redução de homicídios e vulnerabilidades sociais que atingem a juventude negra e o enfrentamento ao racismo estrutural.

"Nesse sentido, propomos a realização da audiência pública para que seja apresentado a esta comissão o andamento dos trabalhos, sua execução, perspectivas e desafios, além de ouvir a sociedade civil organizada, os movimentos, lideranças e militantes que possuem uma trajetória histórica na luta contra a vitimização dos jovens negros no Brasil", justificou a deputada.

Convidados
Foram convidados para o debate, entre outros:
- o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo;
- o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos;
- o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Yuri Santos de Jesus Silva;
- a diretora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio;
- a coordenadora da UNEafro Brasil, Débora Dias dos Santos;
- o coordenador nacional da Juventude do Movimento Negro Unificado, Lucas Nascimento.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram